Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Vítor Teixeira, Director de Marketing e Vendas da MOG Solutions
- “A experiência obtida em conjunto ao longo de sete anos no INESC Porto foi um factor fundamental para o sucesso da MOG Solutions”;
- “O know-how adquirido na realização nos inúmeros projectos de vídeo em que a equipa esteve envolvida e o processo de especialização na norma MXF contribuíram fortemente para o reconhecimento e êxito da linha de produtos da MOG."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
Em 1996 o INESC Porto cria o grupo CAV (Codificação de Áudio e Vídeo – Grupo da Unidade de Telecomunicações e Multimédia) que trabalhou no projecto ACTS ATLANTIC, centrado na elaboração de soluções que permitissem que os sinais MPEG-2 fossem facilmente manuseados pelas cadeias de distribuição e produção. Um ano depois, em 1997, a equipa inicia o projecto VIDEON, um projecto desenvolvido em parceria com a televisão nacional RTP para a catalogação e arquivo de formatos de vídeo.
Foi o sucesso destes dois projectos que constituiu o ponto de partida para uma actividade estruturada na área dos sistemas multimédia distribuídos com aplicação em televisão digital. Assim, em 1999 cria-se o grupo MOG (Media Objects Group) que desenvolve o projecto ORBIT em conjunto com a BBC [British Broadcasting Corporation]. Neste projecto foram utilizadas metodologias, tecnologias e arquitecturas inovadoras que elevaram o reconhecimento do INESC Porto a nível Internacional.
Em 2000, a UTM [Unidade de Telecomunicações e Multimédia do INESC Porto] envolve-se no projecto G-FORS e Metavision e, em 2002, a mesma equipa aplica o seu know-how no desenvolvimento do standard MXF, num projecto com a EBU [European Broadcasting Union]. Foi neste mesmo ano que se assistiu à criação da MOG (Media Objects and Gadgets) como resultado de um spin-off do INESC Porto.
A equipa fundou a MOG Solutions e esteve envolvida na criação da primeira versão comercial do software MXF – o MXF::SDK.
Áreas de Negócio
A MOG Solutions cria, desenvolve e suporta integralmente novas soluções para a indústria de radiodifusão e vídeo profissional. As suas competências tecnológicas incluem MXF, sistemas distribuídos, manipulação e gestão de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) e metadados.
A empresa desenvolve, produz e comercializa soluções MXF, sendo também reconhecida pelos seus serviços de consultadoria e desenvolvimento customizado.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
A MOG Solutions celebrou um protocolo de colaboração com o INESC Porto em Maio de 2005.
Em 2008 participou no projecto EDCine em conjunto com o INESC Porto. O EDCine foi um projecto Europeu inserido no 6º Programa Quadro, no qual se procurou melhorar a experiência dos espectadores de Cinema Digital.
Desde a extensão das especificações da Digital Cinema Initiative em termos de qualidade e robustez, passando pela concepção e implementação de soluções de cinema estereoscópico ou de streaming em tempo real e até a digitalização de Arquivos, o projecto procurou cobrir transversalmente as diferentes áreas do workflow de Cinema Digital, ajustando-o à realidade europeia e potenciando o sucesso da mesma.
Título do projecto
EDCine (último projecto)
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM)
Responsável pelo projecto (INESC Porto)
Teresa Andrade
Testemunho relativo ao Projecto
Fundada em 2002, a MOG Solutions surgiu essencialmente com o objectivo de investigar, desenvolver e apoiar novas soluções na indústria de produção e distribuição de conteúdos multimédia, apresentando-se como a primeira empresa a desenvolver uma abordagem completa do MXF (Material eXchange Format). O seu objectivo principal consistiu em alcançar interoperabilidade e gestão integrada de conteúdos em todas as fases da cadeia de produção, incluindo a aquisição, edição, arquivo e distribuição.
O MXF é um formato de ficheiro adoptado pela indústria audiovisual, nomeadamente pelo mundo da televisão e do cinema digital, que é actualmente utilizado como formato de distribuição, arquivo e edição por diversos dispositivos, como câmaras, servidores e sistemas de edição, permitindo o encapsulamento de vídeo e áudio, juntamente com a descrição dos conteúdos dos ficheiros – metadata. O MXF é actualmente a tecnologia-chave para a optimização dos fluxos na produção de conteúdos audiovisuais.
Pautada pelos mesmos critérios de inovação e internacionalização do INESC Porto, a MOG Solutions conseguiu definir-se como um líder mundial na disponibilização de ferramentas de desenvolvimento, consultoria e formação na área MXF e desde cedo alargou a sua carteira de clientes a nomes sonantes como a Adobe, Apple Computer, Digital Rapids, Harris Corporation, Telestream, Thomson Grass Valley, Front Porch Digital, entre outras. As suas soluções permitem que os seus clientes integrem o MXF de uma forma simples nos seus produtos, com custos de desenvolvimento reduzidos, a um nível de qualidade assegurado.
Actualmente, a MOG Solutions oferece uma vasta gama de ferramentas que permitem uma multiplicidade de funcionalidades, desde a criação, manipulação e catalogação de metadados em ficheiros MXF, e é reconhecida mundialmente pela robustez e inovação dos seus produtos.
Em Outubro de 2007, a MOG expandiu a sua actividade, criando a MOG Technologies. O objectivo desta nova empresa passa por desenvolver novas plataformas tecnológicas, automatizando o trabalho dos profissionais de multimédia (Televisão e Cinema) e explorando um novo segmento de mercado profissional, nomeadamente o de utilizadores finais, tais como: Estúdios de Produção e Estações Televisão.
Apostando fortemente na investigação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a MOG Technologies desenvolveu soluções de captura de grande qualidade, assegurando a sua posição como um fornecedor líder mundial no fornecimento de soluções multimédia.
Ao disponibilizar um alto desempenho, uma grande interoperabilidade entre diferentes plataformas e uma eficiente partilha dos metadados, os produtos da MOG Technologies asseguram fiabilidade e escalabilidade aos seus utilizadores.
Neste momento, a MOG Technologies está a destacar-se no mercado mundial na produção de soluções centralizadas de ingest e captura, com a sua linha de produtos: mxfSPEEDRAIL.
O mxfSPEEDRAIL chegou ao mercado no ano de 2008 e já conquistou inúmeras estações de televisão e produtoras europeias e americanas. A TV Anhanguera no Brasil, o Canal + na Polónia ou grandes cadeiras televisivas como a NDR na Alemanha, a BBC no Reino Unido, a TVE e Telecinco em Espanha, ou a Extra TV nos Estados Unidos da América, já beneficiam deste sistema centralizado de ingest, que lhes permite poupar tempo, tendo os ficheiros disponíveis nas ilhas de edição Avid ou Final Cut.
A sua linha de produtos permite cobrir parte das várias etapas dos processos de produção e automatizar o complexo processo de manipulação dos conteúdos multimédia, numa altura em que o mercado de broadcast aposta na modernização dos seus equipamentos e na migração dos seus conteúdos para sistemas file-based.
O sucesso dos produtos deve-se ainda à estratégia da empresa, que estabeleceu parcerias tecnológicas com os maiores players de mercado nesta área, designadamente a Sony, Panasonic, Omneon, Avid, entre outros, permitindo assim que os seus sistemas sejam perfeitamente interoperáveis com as mais avançadas tecnologias existentes no mercado.
Em Novembro de 2010 a MOG Technologies foi distinguida pelo IPAMEI como PME Excelência, o que vem valorizar o seu excelente desempenho e a consolidação da sua estratégia de crescimento e liderança.