Galeria do Insólito
Informação sem transparência
Enquanto instituição de prestígio e excelência que é, o INESC Porto gosta de estar na crista da onda. Por isso mesmo, disponibilizou, via live broadcast, a inauguração da exposição de "Casos de Sucesso na Valorização Económica dos Resultados de I&D". Esperava a DIP (Direcção do INESC Porto) que todos os mais de 1000 inesquianos (e ex) espalhados pelos 4 cantos do planeta pudessem seguir, tintim por tintim, o ponto mais alto das comemorações dos 25 anos do INESC no Porto.
Todavia, esta demonstração de poderio tecnológico do Serviço de Comunicações e Informática do INESC Porto não tardou a suscitar dores de cotovelo… onde menos se esperava, isto é, em cotovelos da concorrência.
Comprovem, senhores: em plena inauguração da exposição, com as personalidades convidadas dando ilustração ao evento, a estação pública de televisão não está com meias medidas – aparece sem avisar e boicota o live broadcast do INESC Porto. A forma não tem nada de subtil: é só tapar a emissão do INESC Porto com as costas do repórter de imagem daquela estação.
De nada valeram pedidos, sugestões, solicitações: a resposta foi nenhuma. Ou seja, indiferença, encolher de ombros e insensibilidade. Aquela reacção típica do tuga, quando estaciona uma carrinha no meio da rua para descarregar coisas e que, aos protestos dos condutores que ficaram com a via obstruída, responde com o indignado “Estou a trabalhar!...”, como se os outros também não estivessem sujeitos a obrigações. Como se a necessidade dele fosse imperiosa e a dos outros mero capricho diletante.
A mensagem do canal de televisão era bem clara: o INESC Porto pode ser o maior na Ciência e Tecnologia, mas de transparência nas transmissões entende quem pode. As costas do repórter são opacas? Que se lixem, está a trabalhar.