Marko Torkkeli apresenta Seminário sobre Inovação Aberta
O INESC Porto, em colaboração com a EGP-UPBS (University of Porto Business School) e com o Inception Club da UPBS Alumni (Associação de Antigos Alunos da EGP-UPBS), organizou no passado dia 3 de fevereiro o Seminário “Open Innovation Demystified”, que contou com a participação do investigador Marko Torkkeli.
As principais ideias exploradas na apresentação foram o papel que as iniciativas de Inovação Aberta (Open Innovation) desempenham, ao permitir que as empresas acompanhem um ritmo mais rápido de negócios, e a necessidade de se compreender de forma clara a própria empresa para se ter capacidade de implementar essas iniciativas com sucesso.
Como criar valor ao ir além dos limites tradicionais de uma empresa foi a questão mais geral em foco neste seminário. Uma questão de sempre cuja resposta contemporânea passa em boa parte pela Inovação Aberta. Este conceito, avançado por Henry Chesbrough, descreve um crescimento nas práticas de inovação colaborativa entre organizações, em contraste com a inovação fechada que se foca apenas internamente. Este conceito tem tido um forte impacto quer no âmbito da investigação, quer no âmbito profissional com muitas empresas a criar iniciativas específicas de Inovação Aberta.
A implementação da Inovação Aberta levanta uma série de questões importantes. Como encaixar a inovação aberta com outras iniciativas abertas que já existem na própria empresa, como gerir os fluxos bidirecionais de conhecimento, como articular atividades internas e externas de inovação e onde se deve prosseguir com atividades de inovação abertas ou fechadas, foram, no domínio da implementação, as principais temáticas em debate durante o seminário.
Marko Torkkeli é Professor de Inovação Tecnológica e de Negócios na Lappeenranta University of Technology, assim como investigador convidado na Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto.