Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Tecla Colorida - Software Educativo, Lda., pela voz de Mário Lopes.

Fora de Série

"Sem falsas modéstias, penso que a curto prazo será difícil pensar-se em robótica sem se pensar no INESC Porto", Nuno Cruz

A Vós a Razão

"Além do ambiente relaxado, do espírito de entreajuda entre colegas e da partilha de conhecimento científico, todos eles fatores positivos para os resultados de investigação, foram os projetos que deram um contributo significativo à minha formação científica...", Lucian Ciobanu

Asneira Livre

"Nestas primeiras semanas no INESC Porto reencontrei a arte de bem receber que apenas o Porto sabe (...) Vejo o INESC Porto não só como uma instituição com futuro, mas como uma instituição de Futuro, à frente do seu tempo", Adriano Cerqueira

Galeria do Insólito

Depois de avaliarem a estética dos seios, os investigadores do INESC Porto desviam as atenções para a zona pélvica. O projeto chama-se BioPelvic e consiste num vaginómetro (não confundir com qualquer medidor de quilometragem), isto é, um dispositivo fálico com sensores, que já possui até uma versão sem fios!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Marko Torkkeli apresenta Seminário sobre Inovação Aberta

O INESC Porto, em colaboração com a EGP-UPBS (University of Porto Business School) e com o Inception Club da UPBS Alumni (Associação de Antigos Alunos da EGP-UPBS), organizou no passado dia 3 de fevereiro o Seminário “Open Innovation Demystified”, que contou com a participação do investigador Marko Torkkeli.

As principais ideias exploradas na apresentação foram o papel que as iniciativas de Inovação Aberta (Open Innovation) desempenham, ao permitir que as empresas acompanhem um ritmo mais rápido de negócios, e a necessidade de se compreender de forma clara a própria empresa para se ter capacidade de implementar essas iniciativas com sucesso.

Como criar valor ao ir além dos limites tradicionais de uma empresa foi a questão mais geral em foco neste seminário. Uma questão de sempre cuja resposta contemporânea passa em boa parte pela Inovação Aberta. Este conceito, avançado por Henry Chesbrough, descreve um crescimento nas práticas de inovação colaborativa entre organizações, em contraste com a inovação fechada que se foca apenas internamente. Este conceito tem tido um forte impacto quer no âmbito da investigação, quer no âmbito profissional com muitas empresas a criar iniciativas específicas de Inovação Aberta.

A implementação da Inovação Aberta levanta uma série de questões importantes. Como encaixar a inovação aberta com outras iniciativas abertas que já existem na própria empresa, como gerir os fluxos bidirecionais de conhecimento, como articular atividades internas e externas de inovação e onde se deve prosseguir com atividades de inovação abertas ou fechadas, foram, no domínio da implementação, as principais temáticas em debate durante o seminário.

Marko Torkkeli é Professor de Inovação Tecnológica e de Negócios na Lappeenranta University of Technology, assim como investigador convidado na Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto.