Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Emílio de Azevedo Campos, S.A.

Fora de Série

"Sinto bastante satisfação em ver o trabalho reconhecido (...) e um acréscimo de responsabilidade em futuros trabalhos. Espero continuar a ser capaz de 'dar conta do recado'", Bernardo Silva

A Vós a Razão

"Aceitei o convite do BIP para dar voz à minha razão – ou à falta dela – acerca de um tema que a todos nós diz respeito: o crescimento do INESC Porto...", Graça Barbosa

Asneira Livre

"Foi engraçado ver como habita o imaginário luso (talvez mundial) que todo brasileiro sabe sambar, jogar futebol e passa o dia comendo picanha. Assim como eu também imaginava que não haveria português sem o tradicional bigode...", Victor Camargo

Galeria do Insólito

Tempos de crise obrigam-nos a apertar o cinto: no poupar é que está o ganho. Ciente disto, um aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica tomou o provérbio como manual de instruções e procurou no INESC Porto a solução salvadora.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Pedro Cardoso, Diretor do Departamento de Soluções Integradas da Emílio de Azevedo Campos, S.A.

  • “O Semantic PACS é um exemplo de investigação com valor comercial com assinatura portuguesa. Desenvolvido em colaboração com um parceiro da indústria, a “Emílio Azevedo Campos” (EAC), este software deverá ser incorporado na oferta de equipamentos de arquivo e partilha de imagens médicas da empresa. O Semantic PACS apresenta fatores de diferenciação e de valor acrescentado em relação à solução que oferecemos aos nossos clientes da área da saúde”.
  • “Para a EAC, este projeto com o INESC Porto, através da equipa liderada pelo Jaime Cardoso, enquadra-se na sua estratégia de colaboração com entidades da SCT (Society for Clinical Trials), na perspetiva do desenvolvimento conjunto de produtos e serviços com elevado valor acrescentado”.
  • “Pessoalmente é um regresso a “casa”, um reencontro com amigos e com a instituição onde passei uma parte significativa da minha carreira profissional”.

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

Cooperação institucional iniciada em 2008 com a submissão de uma candidatura conjunta ao QREN.

Áreas de Negócio

Soluções integradas na área da saúde.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Colaborador INESC Porto de 1988 a 2002

Título do projeto

Semantic PACS.

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

UTM – Unidade de Telecomunicações e Multimédia

Responsável pelo projeto (INESC Porto)

Jaime Cardoso

Testemunho relativo ao Projeto

A introdução de computadores e redes de telecomunicações na área médica tem contribuído de uma forma decisiva para melhorar a qualidade e as decisões inerentes aos cuidados de saúde, além de facilitar o acesso aos serviços disponíveis. Têm sido particularmente enfatizados os sistemas de arquivo médico que, apesar de ainda revelarem algumas limitações, contribuem significativamente para melhorar a qualidade do serviço prestado e o controlo dos custos de saúde.

A procura crescente de sistemas de comunicação que armazenam e disponibilizam imagens médicas (PACS) resulta da conjugação de uma série de avanços tecnológicos, aos quais não é alheia a massificação de equipamentos médicos a capturar dados digitais a níveis sem precedentes, bem como a banalização de dispositivos de digitalização, o que tornou possível a digitalização de material já existente.

Este aumento sem precedentes dos dados médicos em arquivos digitais, torna difícil automatizar determinadas tarefas de pesquisa ou análise, tornando premente a necessidade de investigar mais e melhores formas de fazer um uso efetivo desses dados, criando formas alternativas de acesso à informação.

O objetivo do Semantic PACS consiste em tornar automáticas as validações em que o resultado é claro e permitir que os médicos tenham mais tempo para dedicar à avaliação dos diagnósticos mais complexos. Para além disso, nos casos em que o médico não consegue determinar se o tumor identificado é benigno ou maligno, o sistema ativa funcionalidades de pesquisa por semelhança que auxiliem o médico a avaliar a gravidade do tumor.

De acordo com Jaime Cardoso, investigador do INESC Porto, “Do ponto de vista do paciente, este software apresenta como principais vantagens uma redução do tempo de espera pelo diagnóstico, nomeadamente do desgaste emocional associado a este período”.

O Semantic PACS é um exemplo de investigação com valor comercial com assinatura portuguesa. Desenvolvido em colaboração com um parceiro da indústria, a “Emílio Azevedo Campos” (EAC), este software deverá ser incorporado na oferta de equipamentos de arquivo e partilha de imagens médicas da empresa. O Semantic PACS apresenta fatores de diferenciação e de valor acrescentado em relação à solução que oferecemos aos nossos clientes da área da saúde.

Para a EAC, este projeto com o INESC Porto, através da equipa liderada pelo Jaime Cardoso, enquadra-se na sua estratégia de colaboração com entidades da SCT (Society for Clinical Trials), na perspetiva do desenvolvimento conjunto de produtos e serviços com elevado valor acrescentado.

Pessoalmente é um regresso a “casa”, um reencontro com amigos e com a instituição onde passei uma parte significativa da minha carreira profissional.