Diretor do INESC Porto recebido ao mais alto nível no Chile
O Diretor do INESC Porto, Vladimiro Miranda, a convite do Deputado Alberto Robles, acompanhado pelo Assessor para a América Latina, Alexandre Rocco, e pelo Cocoordenador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, Eduardo Silva, visitou na semana de 13 a 17 de Junho o Chile, em missão de aproximação à cooperação.
Vladimiro Miranda foi recebido pelos Presidentes do Senado e da Câmara de Deputados, pelo Ministro de Minas e Energia e pela Ministra de Meio Ambiente. Depois, acompanhado pelo Deputado Robles no Parlamento Chileno, na cidade de Valparaíso, foi saudado pelo Plenário da Câmara de Deputados, que interrompeu a sessão para reconhecer a sua presença, e de seguida efetuou depoimentos nas Comissões Parlamentares de Meio Ambiente e de Mineração, tendo as perguntas principais dos deputados incidido sobre as questões da integração de energias renováveis, em especial eólica, nos sistemas elétricos. Pode constatar-se de que Portugal goza de justo prestígio nesses temas e que o interesse pelas soluções portuguesas é muito grande, tendo em vista as similaridades fáceis de identificar entre os dois países.
Institucionalmente, Vladimiro Miranda foi ainda recebido pela Intendente da Região do Atacama, na cidade de Copiapó, a qual, assessorada por Secretários Regionais, abordou temas das possíveis contribuições de robótica e energias renováveis para a indústria mineira e para a região.
Em Santiago, houve ainda oportunidade para reuniões com o gabinete de energias renováveis do Ministério da Energia, com o CONICYT (equivalente da FCT em Portugal) e com o CORFO (organismo de apoio à inovação). Registe-se que a empresa spin-off do INESC Porto, Tecla Colorida, está precisamente a abrir uma filial no Chile com apoio do programa StartUp Chile, coordenado pelo CORFO.
O Diretor do INESC Porto foi também recebido por Reitor, Vice-Reitores e outros Professores das Universidades do Chile e do Atacama. Em particular em Santiago, a Universidade do Chile organizou uma sessão, durante toda a tarde do dia 13, dedicada a apresentações sobre energias renováveis no Chile onde se debateram profundamente as possibilidades de cooperação, incluindo as contribuições da robótica do INESC TEC.
Créditos foto: Flickr