INESC Porto embaixador do que de melhor se faz no Norte
Programa estratégico do INESC Porto arrecada Prémio “Norte Inovador”
O INESC Porto foi galardoado com o Prémio “Norte Inovador” atribuído pela iniciativa “Prémios Novo Norte”, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e pelo Jornal de Notícias. CATAI – Capacitação Avançada Tecnológica e Afirmação Internacional é o nome do projeto da Unidade de Sistemas de Energia (USE) que valeu ao INESC Porto este reconhecimento, numa iniciativa que pretende distinguir e promover casos de sucesso de modo a criar um Novo Norte, mais sustentável e mais produtivo, e impulsionar as instituições e empresas que criam valor para a região. A cerimónia de entrega dos “Prémios Novo Norte” decorreu no dia 30 de junho, no Mosteiro São Bento da Vitória, no Porto.
Porque à segunda é de vez
O INESC Porto foi um dos grandes vencedores dos “Prémios Novo Norte” na categoria “Norte Inovador” com o programa estratégico CATAI – Capacitação Avançada Tecnológica e Afirmação Internacional, desenvolvido pela Unidade de Sistemas de Energia (USE). Esta iniciativa teve a sua primeira edição em 2010 e conta com a CCDR-N e o Jornal de Notícias como promotores. No seu segundo ano, os “Prémios Novo Norte” continuam a premiar casos de sucesso e mérito em algumas áreas prioritárias para a região Norte do país, como o empreendedorismo, desenvolvimento urbano ou sustentabilidade.
Eram mais de 30 os finalistas selecionados de entre quase 130 candidaturas, sendo o INESC Porto a única instituição a estar entre os finalistas pelo segundo ano consecutivo. Focando exemplos empresariais, institucionais e científicos de sucesso, o empreendedorismo, desenvolvimento urbano e sustentabilidade nortenhos foram assim colocados em destaque. O objetivo é promover uma região mais produtiva e sustentável a nível económico, social e ambiental. A concurso estiveram seis categorias: “Norte Inovador”, “Norte Empreendedor”, “Norte Criativo”, “Norte Inclusivo”, “Norte Sustentável” e “Norte Civitas”. Finalmente, foi ainda entregue o galardão maior, o "Prémio Novo Norte" no final da cerimónia que contou com mais de uma centena de convidados.
Alavancar uma região energeticamente mais sustentável
Afirmar Portugal internacionalmente, gerar exportação tecnológica e criar empregos a partir de ciência na área da integração em redes elétricas de fontes renováveis para a produção de energia constituem as principais metas do programa estratégico CATAI, desenvolvido pelo INESC Porto. Com a sustentabilidade e a eficiência energética como bases, este programa na área de energia pretende, em sintonia com a missão do INESC Porto, o desenvolvimento de soluções tecnológicas adaptadas ao mercado, contribuindo assim para um modelo social e económico mais sustentável a nível ambiental. Mas mais do que o impacto a nível nacional, este programa surge como resposta a desafios globais, nomeadamente os relacionados com a redução das emissões de gases de efeito de estufa e o aumento da utilização das fontes de energia renovável para produzir eletricidade.
A atribuição deste prémio vem então mais uma vez comprovar a posição de liderança do INESC Porto neste domínio e para a qual contribuem fortemente as parcerias com a indústria, como é o caso da ligação de quase duas décadas com a EFACEC, a parceria com a EDP e a prestação de serviços de consultoria energética em países como Brasil, Espanha, Hungria, Grécia, Cabo Verde, Venezuela e EUA. E as palavras de José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, no momento da receção do prémio comprovam esta liderança: o INESC Porto tem "provado que é possível fazer ciência com impacto económico e relevância social".
Criar valor para um Novo Norte
Proteger as instituições e empresas que criam valor para a região, atrair recursos humanos de qualidade para o Norte, aumentar a aposta na regeneração urbana, são apenas alguns dos desafios enfrentados por esta zona do país que vive atualmente um período instável a nível económico e social. Só com esta aposta será possível atrair parte dos fundos que são normalmente aplicados na capital. O reconhecimento dos “Prémios Novo Norte” só vem mostrar que a qualidade dos projetos apresentados a concurso, que o melhor do que se faz no Norte, tem capacidade para criar valor.
Criar um Novo Norte, mais sustentável e mais produtivo – este é o grande objetivo desta iniciativa que premeia a qualidade e o sucesso da região do Norte de Portugal, potenciando a criação de pólos de competitividade e promovendo o empreendedorismo e a regeneração urbana, assim como a criação de sinergias e clusters. De acordo com o Presidente do INESC Porto, esta é “uma iniciativa que vem contrariar a cultura de pessimismo que se vem a observar. A instituição destes galardões terá o potencial de identificar o que de melhor há na região Norte. Será também uma forma de estimular os jovens a participar no desenvolvimento da sociedade.”
Os outros vencedores dos “Prémios Novo Norte”
Foi no emblemático Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, que se realizou a entrega dos “Prémios Novo Norte”. Numa iniciativa que pretende valorizar o esforço das empresas e instituições nortenhas, foram seis as categorias a concurso para os melhores projetos de 2011: regeneração urbana (“Norte Civitas”), criatividade (“Norte Criativo”), empreendedorismo (“Norte Empreendedor”), sustentabilidade (“Norte Sustentável”), inovação (“Norte Inovador”) e inclusão (“Norte Inclusivo”). Para além do INESC Porto, vencedor do prémio “Norte Inovador”, destacam-se ainda os seguintes vencedores: "Norte Civitas"” – Cidade de Vila do Conde, “Norte Empreendedor” – Imperial - Produtos Alimentares, SA, “Norte Criativo” – Teatro Nacional S. João no Porto, “Norte Sustentável” – Simbion (Sistema de Informação e Monitorização da Biodiversidade do Norte de Portugal) e “Norte Inclusivo” – Projeto de hortas biológicas urbanas intitulado “Horta à Porta”, desenvolvido pela Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. No final da cerimónia foi ainda entregue o galardão principal, o “Prémio Novo Norte 2011”, também à Cidade de Vida do Conde.
Do evento destacou-se ainda a extraordinária decoração, resultado de um desafio colocado pela CCRDN a três empresas incubadas na INSerralves – a Id-L, a ByGG e a Bicho Sete Cabeças. Trata-se de uma reflexão artística sobre o lema “NOVO NORTE", com base têxtil, e que foi executada não apenas com a criatividade das três empresas em causa, mas também com o trabalho de pessoas da CAIS e reclusos do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira.