Investigador do INESC Porto em estágio no Japão
João Lobato Oliveira, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto, está a realizar um estágio com a duração de três meses na Honda Research Institute no Japão, no âmbito do doutoramento em Engenharia Informática da FEUP. O estágio teve início a 31 de maio e está previsto terminar a 27 de agosto.
Após participar numa conferência de robótica – IROS - IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems – na Formosa, o investigador foi confrontado com a oportunidade de estagiar em Tóquio (Japão), junto do departamento de Robot Audition da Honda Research Institute, a cargo do Prof. Kazuhiro Nakadai.
Apoiado pelo plano de estágios de curta duração da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), o investigador vai poder testar algoritmos de deteção de batidas em tempo-real. “Desempenharei as funções de investigador estagiário, tendo proposto testar o algoritmo de deteção de batidas em tempo-real, desenvolvido durante os meus primeiros dois anos de doutoramento no INESC Porto, no robô humanoide da Honda na presença de ruídos motores, provocados por movimentos do robô, assim como gerar movimentos de Samba, previamente gravados de humanos e mapeados no robô – através de algoritmos também desenvolvidos na FEUP/INESC Porto, em colaboração com o Luiz Naveda da Universidade de Ghent (Bélgica) –, em sincronismo rítmico musical, também em tempo-real”, explica.
O desafio de trabalhar junto de uma das empresas de topo mundial na área da robótica foi a principal motivação de João Lobato Oliveira para aceitar este estágio. “O que me motivou a escolher este estágio foi o desafio e a oportunidade de aprender e trabalhar numa empresa de topo na área da robótica, com plataformas ao nível do estado-de-arte, com custos insuportáveis pela FEUP/INESC Porto, assim como a possibilidade de viver junto de uma cultura diferente, poder viajar e conhecer semanalmente locais tão fascinantes”, confessa.