INESC Porto promove inclusão digital na região do Vale do Ave
O INESC Porto voltou a estar presente na região do Vale do Ave para promover a capacitação digital na região no âmbito do projeto CEMSDI (Civil-servants Empowerment for Multi-media Service Delivery ICT-enabled) e da Agenda Digital Local (DLA). Esta foi a terceira sessão, que se realizou no dia 13 de julho, nas instalações da AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave. O objetivo foi continuar a sensibilizar as instituições para a DLA como ferramenta de trabalho inclusiva para a implementação de soluções de Governo Eletrónico, focando a inclusão digital dos cidadãos.
A sessão contou com as intervenções de Gabriel Pontes da AMAVE, que contextualizou o projeto na Região de Vale do Ave; dos especialistas em DLA e e-Gov da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto, Rui Barros e Alexandre Carvalho, que apresentaram o CEMSDI, a rede ELANET e a Comunidade de Prática ‘ELANET CoP’ e a ADL, assim como a Agenda Digital para a Europa e a Metodologia para a Implementação da DLA. Os investigadores do INESC Porto apresentaram ainda um template intitulado “Como criar uma DLA?”. A sessão contou também com a apresentação “CEMSDI na Europa: visão geral do piloto norueguês”, por Lars Tveit, representante da Noruega.
Estiveram também presentes representantes eleitos e quadros intermédios das autarquias da região do Ave, entidades locais como o hospital e as finanças, e outras entidades regionais e nacionais como a CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), representada por Gisela Ferreira, que apresentou o “DLA Project”, a Fundação CEFA e a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias).
De recordar que o CEMSDI é um projeto que tem como objetivo fortalecer o setor público europeu, criando um ambiente de aprendizagem onde os funcionários públicos e outros profissionais podem desenvolver as suas capacidades na área das TIC e assim melhorar os serviços públicos que prestam, tornando-os mais inclusivos.
Iva Walterova, representante do piloto da República Checa e pela disseminação do CEMSDI esteve também presente na sessão. A sessão contou ainda com o apoio de Marta Pinto da USIG, de Jessica Dossena e Rita Pacheco do Serviço de Comunicação do INESC Porto, e das equipas da VARD 2015 (Vale do Ave Região Digital) e da AMAVE.