Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Paulo Santos, DiRETOR GERAL DA Tomorrow Options – Microelectronics, S.A.
- "A ligação ao INESC Porto tem também servido para mais facilmente ultrapassar barreiras no desenvolvimento dos produtos e serviços, pois tem-nos permitido aceder a peritos com conhecimentos muito específicos em áreas fundamentais para conseguir concluir produtos ou ultrapassar dificuldades vitais, com o objetivo de criar valor."
- "Conseguiríamos viver sem o INESC Porto? Não. Tenho quase a certeza de que não teríamos chegado tão longe, mas mesmo que eventualmente tivéssemos chegado, seria de uma forma muito mais difícil."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A relação começou em 2006, imediatamente antes do arranque da empresa em fevereiro de 2007. Fomos ao INESC Porto pedir um orçamento para desenvolver o software para a nossa tecnologia e... ganhámos um acionista.
Este projeto não teve origem tecnológica no INESC Porto nem nenhum dos investigadores a ele ligados era, na altura, colaborador da Instituição (agora são os dois). A relação deveu-se (acho) ao facto de o Prof. José Manuel Mendonça ter sido nessa altura eleito Presidente e conhecer muito bem o projeto: primeiro, como professor dos estudantes que desenvolveram os primeiros desenvolvimentos tecnológicos; e posteriormente também como meu professor no MIETE onde acompanhou o desenvolvimento do plano de negócio.
Áreas de Negócio
Dispositivos eletrónicos com aplicações na saúde e no desporto.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Nunca fui colaborador do INESC Porto.
Testemunho relativo ao Projeto
A Tomorrow Options desenvolve e comercializa dispositivos eletrónicos com aplicações muito concretas na saúde e no desporto.
A empresa emprega atualmente 17 pessoas de oito nacionalidades diferentes, em Portugal e em Sheffield, Inglaterra. Para mais de 90% dos funcionários, a Tomorrow Options é o primeiro emprego.
A primeira barreira que uma startup tecnológica tem de vencer para convencer parceiros e investidores é a da credibilidade, principalmente num país pequeno como é Portugal. A participação do INESC Porto como acionista da nossa empresa foi fundamental para ultrapassar essa dificuldade, pois a Instituição é frequentemente contratada por quase todas as empresas Portuguesas de capital de risco para avaliar o potencial tecnológico de projetos na área das TIC, por nela depositarem grande confiança. Assim, apresentar a um investidor um projeto onde o INESC Porto investiu, significa passar diretamente para um patamar mais elevado das negociações, pois geralmente é considerado de grande valor tecnológico.
A ligação ao INESC Porto tem também servido para mais facilmente ultrapassar barreiras no desenvolvimento dos produtos e serviços, pois tem-nos permitido aceder a peritos com conhecimentos muito específicos em áreas fundamentais para conseguir concluir produtos ou ultrapassar dificuldades vitais, com o objetivo de criar valor.
Durante o percurso de uma empresa como a Tomorrow Options que desenvolve tecnologias avançadas e únicas para o mercado global, em termos de gestão são mais as dúvidas do que as certezas. Também neste aspeto a representação do INESC Porto no Conselho de Administração tem sido uma enorme mais-valia, pois a experiência adquirida com outros projetos tem servido para minimizar riscos e definir estratégias com muito maior probabilidade de sucesso.
São muitas também as colaborações com diversos departamentos e unidades do INESC Porto que nos têm auxiliado em aspetos fundamentais do desenvolvimento deste aliciante projeto, umas mais visíveis, como com o Serviço de Comunicação que tem conseguido resultados espetaculares na promoção da empresa nos media, e outras menos, como com o departamento jurídico que tem sido inexcedível em nos aconselhar e apoiar. Mas estes são somente exemplos, pois poderíamos consumir todo este espaço a referir áreas onde temos sido excelentemente apoiados.
Para mim, as instituições são o reflexo das pessoas que a ela pertencem. Assim, não nos esquecemos do carinho com que fomos tratados enquanto estivemos ‘incubados’ no edifício do INESC Porto, que tem continuado ao longo deste quase cinco anos de existência.
Sentimos, da portaria à direção e passando por todo o secretariado, um incentivo e uma energia positiva que nos motivam a superar-nos e a avançar para desafios cada vez mais exigentes. Por fim, não poderia deixar de referir o papel do nosso Chairman, José Carlos Caldeira, que nos acompanha nesta jornada, quase dia a dia, que nos incentiva, promove, ensina, mas também responsabiliza. O seu papel tem sido fundamental na vida e estratégia da Tomorrow Options, particularmente pela forma justa como tem conseguido promover consensos entre os promotores e o investidor, InovCapital.
Conseguiríamos viver sem o INESC Porto? Não. Tenho quase a certeza de que não teríamos chegado tão longe, mas mesmo que eventualmente tivéssemos chegado, seria de uma forma muito mais difícil. Seremos eternamente gratos ao INESC Porto e a todas as pessoas que aí trabalham. Esperamos estar à altura de tão grandiosa Instituição.
Bem hajam.