INESC TEC estabelece parceria no âmbito da Engenharia Alimentar
A Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC Laboratório Associado, estabeleceu uma parceria com o Departamento de Engenharia Alimentar da Universidade de Hacettepe (Ankara, Turquia). Numa fase inicial esta colaboração contará com o intercâmbio de um aluno dessa universidade com a UOSE com o objetivo de investigar a viabilidade da utilização de biosensores em fibra ótica para a deteção da Bacteria E. Coli.
Esta parceria surgiu através da presença do investigador Pedro Jorge na reunião do COST MP0803 "Plasmonic components and devices", que decorreu em paralelo com a conferência "Nanoplasmonic Sensors and Spectroscopy", em Gotemburgo (Suécia) entre os dias 18 e 22 de setembro.
A mesma base tecnológica abre as portas a novas oportunidades de aplicação e vai também ser explorada num projeto FCT recentemente aprovado, envolvendo o centro de Genética e Bioengenharia da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e a SOGRAPE, onde será avaliada a possibilidade de autenticar vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) através da assinatura genética das uvas.