INESC TEC participa no 1º Encontro de Centros de I&D da U.Porto
O INESC TEC esteve presente no 1º Encontro de Centros de I&D da U.Porto, que se realizou nos dias 23 e 24 de setembro, em Oliveira de Azeméis. A representação foi assegurada, para além do INESC Porto, entidade coordenadora do Laboratório Associado que constitui o INESC TEC, ainda pelas suas Unidades Associadas LIAAD, CRACS e UGEI.
O objetivo desta iniciativa inédita promovida pela Reitoria da Universidade do Porto foi promover o conhecimento acerca do que se faz no âmbito de Investigação & Desenvolvimento (I&D) no espaço da U.Porto.
O evento acolheu diretores de 60 centros de I&D da Universidade do Porto. Estreitar relações, potenciar futuras parcerias entre diferentes áreas do conhecimento e compreender o novo modelo de financiamento da investigação na União Europeia foram as grandes linhas condutoras desta iniciativa pioneira da U.Porto.
Neste evento, os convidados dos centros de I&D ligados à U.Porto tiveram a oportunidade de discutir com vários organismos oficiais de áreas estratégicas de desenvolvimento do país e da região norte, tais como as "Indústrias Criativas", o "Mar, a "Saúde", a "Energia e Sustentabilidade" e a "Biodiversidade e Ambiente".
O evento contou ainda com intervenções de vários convidados externos, tais como Luís Portela, Presidente da Bial, Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Manuel Carvalho, diretor-adjunto do jornal Público, e Manuel Paiva, investigador nacional ligado à investigação espacial e com vários trabalhos realizados para a NASA.
De algumas particularidades deste evento destacam-se a U.Point, uma rede social concebida exclusivamente para os investigadores da U.Porto que poderá fortificar possíveis acordos e auxiliar na procura de financiamento europeu conjunto, e o "scientific speed dating", um método inovador que coloca frente a frente dois cientistas e investigadores de áreas distintas que têm poucos minutos para se apresentarem e se conhecerem, com o objetivo de potenciar futuras sinergias e novos contactos.
Fonte: U.Porto
Créditos Foto: Wikipedia