Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Oficina de Soluções, pela voz de Carlos Cardeiro.

Fora de Série

"... é um privilégio poder trabalhar numa instituição como o INESC Porto, que me tem permitido evoluir quer pessoalmente, quer a nível profissional e científico." Clara Gouveia

A Vós a Razão

" Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas.", João Gama (LIAAD)

Asneira Livre

“'The Portugal chapter' of my life started three years ago, when I moved to Lisbon aiming to start my PhD studies at the MIT Portugal program", Şenay Sadic (UESP)

Galeria do Insólito

Nesta quadra natalícia contamos-lhe como o INESC TEC anda sem estrelinha...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

A Vós a Razão

A Mudança

Por João Gama*

Todos sabemos que os primeiros data miners eram astrónomos. Observavam, mediam, construíam hipóteses, usavam as hipóteses para fazer previsões, confrontavam as previsões com novas observações e (muito importante) reformulavam a hipótese. Na terminologia contemporânea esta técnica designa-se por boosting. Este método está na origem de grandes mudanças na nossa maneira de conceber e pensar o mundo.

Sabemos que todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis. É curioso observar que o que alavanca as mudanças é a capacidade de detetar que o nosso modelo está errado.

Esta prosa vem a propósito de dois recentes eventos. Por um lado, a afirmação de responsáveis do FMI que os modelos usados para prever o impacto da austeridade nas economias estavam errados. É o primeiro passo, faltam os outros. Tenho a secreta esperança que alguém do andar de cima leia este argumento antes de aprovar o orçamento de 2013…

O segundo evento é a recente mudança do LIAAD para o edifício do INESC Porto. Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas. As condições de trabalho melhoraram substancialmente. Esperamos que se reflita no nosso desempenho, nomeadamente na colaboração com as outras unidades na elaboração de projetos interdisciplinares.

Boas Festas para todos!

* Colaborador no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD)


Notícia relacionada