Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Oficina de Soluções, pela voz de Carlos Cardeiro.

Fora de Série

"... é um privilégio poder trabalhar numa instituição como o INESC Porto, que me tem permitido evoluir quer pessoalmente, quer a nível profissional e científico." Clara Gouveia

A Vós a Razão

" Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas.", João Gama (LIAAD)

Asneira Livre

“'The Portugal chapter' of my life started three years ago, when I moved to Lisbon aiming to start my PhD studies at the MIT Portugal program", Şenay Sadic (UESP)

Galeria do Insólito

Nesta quadra natalícia contamos-lhe como o INESC TEC anda sem estrelinha...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta resultados preliminares de trabalho com EDP Distribuição

O INESC TEC apresentou, no dia 30 de novembro, os resultados preliminares obtidos na sequência do contrato assinado entre o INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC) e a EDP Distribuição em abril deste ano. Os resultados foram apresentados num workshop que se realizou em Guimarães, e que contou com a participação de cerca de 60 quadros seniores da EDP Distribuição, bem como de dois elementos do seu Conselho de Administração.

O contrato referido tem como objetivo estimar o montante dos investimentos obrigatórios a realizar pela EDP Distribuição que, entre outros aspetos, decorrem da ligação de novas instalações, bem como das comparticipações devidas pelos requisitantes de novas ligações. Os modelos que estão a ser desenvolvidos irão substituir os que têm até agora sido utilizados pela EDP Distribuição e que, nos anos mais recentes, começaram a fornecer estimativas que se foram verificando estar mais afastadas dos valores reais ocorridos em cada ano.

Estas dificuldades acrescidas decorrem da progressiva redução da atividade económica, refletida, por exemplo, na diminuição da construção de edifícios, bem como numa alteração regulamentar ocorrida em 2007. Esta alteração modificou as regras de cálculo dos montantes das comparticipações e, portanto, alterou igualmente a percentagem do valor que é efetivamente suportado pela EDP Distribuição em relação ao valor total do investimento obrigatório realizado em cada ano.

No workshop, os responsáveis pelo trabalho do lado do INESC TEC, designadamente João Tomé Saraiva e José Nuno Fidalgo da Unidade de Sistemas de Energia (USE), apresentaram os objetivos do trabalho, as etapas já percorridas, bem como um conjunto de estimativas preliminares que serão consolidadas em fevereiro, altura em que termina a primeira fase do trabalho, com a entrega do relatório final contendo as previsões para 2014 e para 2015, bem como de uma aplicação com os modelos desenvolvidos.

A intervenção dos investigadores do INESC TEC suscitou muito interesse nos participantes que solicitaram diversos esclarecimentos e referiram a importância de dispor de estimativas dos investimentos obrigatórios e das comparticipações de boa qualidade dado os montantes envolvidos e o seu impacto no orçamento da EDP Distribuição.  

Em março de 2014 e março de 2015 decorrerão novas fases deste contrato com vista à atualização das previsões considerando os valores finais então já disponíveis para os anos de 2013 e de 2014, respetivamente.