INESC TEC apresenta rede social “Breadcrumbs” em congresso internacional
Foi apresentado durante o III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o sistema “Breadcrumbs”, que visa a criação de uma nova rede social, e que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores liderada por Álvaro Figueira, do Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS) do INESC TEC, em parceria com a Universidade do Texas.
A plataforma funciona como uma “biblioteca” que agrega os fragmentos de notícias que mais interessam a cada utilizador. O projeto baseia-se no uso de ferramentas da Web Social, que recolhe as tags criadas pelos leitores, bem como o modo de organização desses fragmentos, e cria um modelo de organização semântica dessas opiniões. O objetivo do “Breadcrumbs” é capitalizar a participação do público em geral na produção de notícias, criando pontes entre notícias online e a Web Social.
Além da recolha, organização e agregação de fragmentos de notícias, associando diferentes “entidades” (como pessoas, locais e períodos de tempo), os investigadores pretendem estudar as relações que se estabelecem entre os leitores e entre as notícias.
A equipa de investigadores acredita que este tipo de abordagem permitirá reduzir a distância entre a Web Semântica e as áreas de Processamento de Linguagem Natural.
O projeto, que está a ser desenvolvido há dois anos, encontra-se na fase final de testes, e embora já esteja disponível ao público uma versão funcional, prevê-se a disponibilização de todas as ferramentas no primeiro trimestre de 2013.
O Breadcrumbs nasceu no âmbito do programa de colaboração UT Austin | Portugal, na área de Medias Digitais, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).