Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Oficina de Soluções, pela voz de Carlos Cardeiro.

Fora de Série

"... é um privilégio poder trabalhar numa instituição como o INESC Porto, que me tem permitido evoluir quer pessoalmente, quer a nível profissional e científico." Clara Gouveia

A Vós a Razão

" Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas.", João Gama (LIAAD)

Asneira Livre

“'The Portugal chapter' of my life started three years ago, when I moved to Lisbon aiming to start my PhD studies at the MIT Portugal program", Şenay Sadic (UESP)

Galeria do Insólito

Nesta quadra natalícia contamos-lhe como o INESC TEC anda sem estrelinha...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta rede social “Breadcrumbs” em congresso internacional

Foi apresentado durante o  III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o sistema “Breadcrumbs”, que visa a criação de uma nova rede social, e que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores liderada por Álvaro Figueira, do Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS) do INESC TEC, em parceria com a Universidade do Texas.

A plataforma funciona como uma “biblioteca” que agrega os fragmentos de notícias que mais interessam a cada utilizador. O projeto baseia-se no uso de ferramentas da Web Social, que recolhe as tags criadas pelos leitores, bem como o modo de organização desses fragmentos, e cria um modelo de organização semântica dessas opiniões. O objetivo do “Breadcrumbs” é capitalizar a participação do público em geral na produção de notícias, criando pontes entre notícias online e a Web Social.

Além da recolha, organização e agregação de fragmentos de notícias, associando diferentes “entidades” (como pessoas, locais e períodos de tempo), os investigadores pretendem estudar as relações que se estabelecem entre os leitores e entre as notícias.

A equipa de investigadores acredita que este tipo de abordagem permitirá reduzir a distância entre a Web Semântica e as áreas de Processamento de Linguagem Natural.

O projeto, que está a ser desenvolvido há dois anos, encontra-se na fase final de testes, e embora já esteja disponível ao público uma versão funcional, prevê-se a disponibilização de todas as ferramentas no primeiro trimestre de 2013.

O Breadcrumbs nasceu no âmbito do programa de colaboração UT Austin | Portugal, na área de Medias Digitais, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).