Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Oficina de Soluções, pela voz de Carlos Cardeiro.

Fora de Série

"... é um privilégio poder trabalhar numa instituição como o INESC Porto, que me tem permitido evoluir quer pessoalmente, quer a nível profissional e científico." Clara Gouveia

A Vós a Razão

" Esta mudança é a esperança que economias de escala, partilha de recursos, o convívio entre diferentes comunidades alavanquem mudanças qualitativas.", João Gama (LIAAD)

Asneira Livre

“'The Portugal chapter' of my life started three years ago, when I moved to Lisbon aiming to start my PhD studies at the MIT Portugal program", Şenay Sadic (UESP)

Galeria do Insólito

Nesta quadra natalícia contamos-lhe como o INESC TEC anda sem estrelinha...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC colabora com japoneses da Honda na criação de robô com “super-audição”

Imagine que a televisão está ligada e as crianças brincam numa divisão da casa. A juntar ao ruído provocado por estas duas situações que se confundem, a campainha toca. Pode este som ser detetado por um robô? Um grupo de investigadores responsável pela criação do robô HEARBO, entre os quais está João Lobato Oliveira da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, garante que sim.

O HEARBO tem “super-ouvidos” que conseguem separar os sons e analisá-los individualmente, o que constitui um avanço significativo no domínio dos robôs. Esta conquista teve a ajuda de João Lobato Oliveira, que desenvolveu e integrou um detetor de batidas musicais e criou um algoritmo de  geração de movimentos de dança sincronizada com a batida musical em tempo-real. Todos os restantes componentes de audição robótica necessários foram também integrados de forma a criar um cenário de dança robótica interativa.

“O grande destaque do que foi desenvolvido está na capacidade do robô ser capaz de ouvir e perceber a batida musical de estímulos musicais contínuos, ao vivo, enquanto simultaneamente consegue  interagir verbalmente com um humano e contornar os elevados níveis de ruído gerados pelos motores do robô durante a dança (através métodos de supressão de ruído em tempo-real)”, explica João Lobato Oliveira.

Aplicado a uma situação real, o HEARBO seria, por exemplo, capaz de localizar um pedido de ajuda num cenário de catástrofe.

Este robô é o resultado final de dois estágios feitos pelo investigador da UTM na Honda Research Institute – Japão, no âmbito da tese de doutoramento. João Lobato Oliveira colaborou também em três artigos sobre o projeto, apresentados em conferências internacionais de robótica.

O HEARBO foi desenvolvido pelo Honda Research Institute–Japan, em colaboração com o INESC TEC e o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC).