Investigadores do LIAAD/INESC TEC mudam-se para edifício do INESC Porto
No passado mês de novembro, uma parte dos investigadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC deu início à mudança para o edifício do INESC Porto (entidade coordenadora). O BIP dá as boas-vindas ao LIAAD.
A oportunidade para o LIAAD se fixar neste edifício surgiu na sequência da construção do novo edifício do INESC Porto, cujos dois primeiros pisos estão agora ocupados pela Unidade de Sistemas de Energia e Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT). Com esta mudança das antigas instalações (situadas no edifício da rua de Ceuta, no centro do Porto) para o edifício do INESC Porto, o LIAAD, grupo que integra o Laboratório Associado desde 2007, assegura assim mais um esforço de integração.
Destaque para Pavel Brazdil, antigo diretor do LIAAD, ECCAI Fellow e um nome muito importante nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática, Reconhecimento de Padrões e Data Mining, e que agora ‘habita’ também o edifício do INESC Porto. Pavel Brazdil foi um dos responsáveis pela criação, na década de 80, do laboratório LIACC. O seu núcleo de investigação tornar-se-ia mais tarde independente adotando a designação de LIAAD. Originário da República Checa, e depois de passar pelo Reino Unido onde concluiu o doutoramento (Edimburgo), Pavel Brazdil fixou-se no Porto em 1982 como docente na Faculdade de Economia, onde é Professor Catedrático. O investigador conta com cinco livros publicados, dezenas de artigos em revista e/ou referidos nos índices, e uma "escola" com muitos alunos de doutoramento e de mestrado.