Decisões do Conselho Geral do INESC Porto
Teve lugar no dia 29 de janeiro de 2014 a reunião extraordinária do Conselho Geral do INESC Porto, habitualmente realizada em dezembro de cada ano para aprovação do plano e orçamento para o ano seguinte, juntando representantes de todos os associados (INESC, Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto – IPP).
No âmbito da reunião foram discutidos e aprovados o plano e orçamento para 2014, nomeadamente a diminuição substancial do financiamento estratégico ao Laboratório Associado para 2014, o aumento da atividade em termos de rendimentos, a manutenção dos custos de estrutura, entre outros pontos.
Foram também apresentadas as linhas estratégicas do Laboratório Associado para o período 2015-2020, objeto de candidatura à FCT, no âmbito do processo de avaliação das Unidades de Investigação. O plano estratégico constante da candidatura assenta num lema comum a todas as unidades - "O desafio da inteligência ubíqua" - que salienta a vertente da transferência de tecnologia e da valorização do conhecimento.
O modelo de instituição nuclear e unidades associadas esbate-se, passando a organizar-se em Centros e Laboratórios correspondendo às unidades atualmente existentes. Para evitar a fragmentação das competências e estimular a cooperação e visão conjunta, serão reconhecidos quatro Domínios (“Clusters”) relativamente aos quais cada centro é nuclear ou periférico: “Power and Energy”; “Communications and Devices”; “Industry and innovation”; “Computer Science”.
Registou-se ainda o estabelecimento do novo C-BER, "Centre for Biomedical Engineering Research", que passará a englobar o Grupo já existente BRAIN - "Bioengineeering Research and Innovation".
Relativamente à evolução do modelo associativo, foi dada a informação sobre a concretização pelos associados, durante 2013, do aumento do património associativo, decidido para acompanhar o reforço de tomada de posição do IPP.