Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TroubleJoy Lda, pela voz de Pedro Neves

Fora de Série

"O INESC TEC é, sem qualquer dúvida, uma das melhores instituições de investigação em Portugal." Hélder Oliveira

A Vós a Razão

"O CSIG tem um conjunto de contratados e infraestruturas que permite encarar a possibilidade de acompanhar a evolução de protótipos para uma segunda fase de amadurecimento, no caminho para eventual transferência de tecnologia.", Gabriel David (USIG)

Asneira Livre

"(...)Deixei a escrita deste artigo (e também a compra do artefacto de São Valentim) para a última hora, dando por mim a pensar em ursos de peluche, no meu percurso académico/profissional, postais com corações...", Jorge Santos (USIG).

Galeria do Insólito

Seremos mesmo um Laboratório Associado ou fomos transformados em indústria e ninguém nos avisou?!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Marco Silva, Accenture Technology Solutions, Programador

  • Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2011-2012
  • Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: UTM
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Kinect Based System Applied to Breast Cancer Conservative Treatment

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

A minha transição para o mundo de trabalho foi bastante suave, tendo sido em muito ajudada pela minha experiência no INESC TEC. Estou na Accenture Technology Solutions praticamente desde a minha saída e a transição para o ambiente igualmente desafiante e estimulante que lá encontrei aconteceu de forma natural, já que ambas as instituições nos pedem a dedicação e empenho para nos excedermos e atingirmos a excelência. Estando na workforce de Solutions, existe uma clara sintonia face às minhas competências técnicas que adquiri ao longo da minha formação, não fosse a área de atuação de responsabilidade tecnológica. Aqui o trabalho em equipa é o meio de atingir o objetivo e apesar de este também acontecer naturalmente no instituto, o processo de liderança e a interligação entre os membros são  mais fulcrais no desenrolar dos trabalhos e definem o seu resultado.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

Estar rodeado por uma enorme qualidade a nível humano tem sempre as suas vantagens, bem como os seus desafios. Mas posso-o considerar perentório na minha formação e no meu crescimento pessoal e profissional. A minha experiência no INESC TEC foi muito benéfica porque sentia o apoio de todos, fez-me sentir parte integrante de uma equipa, ajudou-me a encaixar as minhas responsabilidades e permitiu-me também coordenar esforços no sentido de responder a um objetivo comum. Essa postura de responsabilidade e visão, bem como muitas outras qualidades interpessoais que trabalhei como colaborador do INESC TEC, serviram para estar preparado para a integração em qualquer instituição. Devo esse desenvolvimento aos meus orientadores e a todos na UTM, com especial foco na malta do VCMI. A todos eles um obrigado e um abraço.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?

O INESC TEC sempre se pautou pela excelência e é reconhecido como um dos laboratórios mais influentes do país. Essa continua a ser a minha opinião pessoal. Mudanças existem sempre, mas com princípios de cultura e de estrutura é possível manter a qualidade à qual o instituto nos tem habituado. Não estando na organização é natural que não tenha sentido as mudanças a que o instituto teve que se adaptar. Estes tempos recentes e nesta conjuntura económica, no mínimo desafiante, servirão para comprovar a crença na continuação de bons trabalhos e bons resultados.