INESC TEC demonstra tecnologia médica nos Estados Unidos
O coordenador do recentemente criado Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, Aurélio Campilho, apresentou o RetinaCAD, a 18 de fevereiro num workshop teve lugar na Califórnia, Estados Unidos. Trata-se de um sistema para o apoio ao diagnóstico médico assistido por computador, baseado na análise de imagens da retina.
O RetinaCAD analisa as imagens da retina e faz uma avaliação objetiva de alterações vasculares provocadas por algumas doenças sistémicas como a diabetes e a hipertensão. A tecnologia é um resultado da investigação desenvolvida ao longo de vários anos por uma equipa coordenada por Aurélio Campilho e Ana Maria Mendonça, enquanto investigadores do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB).
“O RetinaCAD atraiu não só o interesse de vários participantes na conferência, desde jovens investigadores até investigadores com trabalho relevante na área, mas também de empresas no âmbito do diagnóstico assistido por computador”, refere Aurélio Campilho.
Integrado no 2014 SPIE Medical Imaging Conference, este workshop pretende, anualmente, proporcionar um fórum na área de sistemas e algoritmos onde os investigadores mostram os seus trabalhos e trocam ideias e experiências.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.