INESC TEC inicia projeto com EDP Renováveis para a deteção de falhas em turbinas eólicas
A Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) do INESC TEC coordena um projeto que pretende criar ferramentas de avaliação do desempenho de turbinas eólicas. O “Reliability Engineering for Wind Turbine Generators” está a ser desenvolvido para a EDP Renováveis e envolve ainda a Unidade de Sistemas de Energia (USE) e a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).
De acordo com o coordenador da UGEI, Bernardo Almada Lobo, o projeto tem como objetivo “o desenvolvimento de um módulo capaz de estimar dinamicamente a fiabilidade dos diferentes componentes das turbinas eólicas ao longo da sua vida útil, bem como prever a percentagem de falhas das turbinas eólicas”.
Os modelos de previsão subjacentes vão ter em linha de conta a diversidade de tecnologia e distribuição geográfica dos parques eólicos, permitindo: curvas de fiabilidade para peças importantes de turbinas eólicas, a previsão da taxa de falhas e questões relacionadas com a operação e manutenção de parques eólicos, nomeadamente orçamentos associados às ações preventivas e corretivas (devido a reparos esperados e políticas de manutenção em uso).
O projeto teve início este mês e tem, numa fase inicial, a duração de 12 semanas.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira do Laboratório Associado: FEUP.