Galeria do Insólito
INESC TEC: fábrica de sapatos?!
Se há produto nacional que anda nas bocas, ou melhor dizendo, nos pés do mundo, é o calçado. E se Portugal se pode gabar de ter a "indústria mais sexy da Europa", muito deve ao INESC TEC, exímio fornecedor e produtor de sapatos! Não acredita? Ora leia este email que nos chegou de um “cliente” holandês:
“Hi, we have a webshop and we are searching for suppliers for shoes and clothes to produce some items for us. I would like to know what the minimum quantity is for an order and can we bring our own designs?”
A determinação presente neste email até nos leva a nós próprios a duvidar do nosso estatuto: seremos mesmo um Laboratório Associado ou fomos transformados em indústria e ninguém nos avisou?!
Nas últimas semanas chegou-nos outro email que nos levou a aumentar as dúvidas: será que o nosso impacto na indústria é tal que até as fábricas nos recomendam?! Diz assim: “Gostaria de saber se fazem o estudo para ver qual o tipo de calçado a utilizar, visto que ando com problema na escolha de calcado, num pé já tenho tendinite”.
O historial de correspondência eletrónica onde o INESC TEC é confundido com fábricas de sapatos já é longo (ver BIP 115 e 126). Mas, se alguma vez tivermos dificuldades em subsistir com o modelo científico atual, pelo menos uma coisa já sabemos: sobreviveremos como industriais de calçado. Não falta motivação - imaginem:
- havaiana que refresque, é calçada no INESC
- calçado que fica impec, é feito no INESC TEC
- bota, galocha ou chinelo, o do INESC TEC é que é bom e belo
- diz-me, joanete meu, há sapato melhor do que o INESC TEC me deu?
Milhares de telefonemas esperam-se, a todo o momento.