Investigador da UGEI lidera primeiro Centro de Estudos Avançados da IBM em Portugal
João Falcão e Cunha, Investigador da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), coordena as equipas de investigação do primeiro Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM em Portugal.
Inaugurado no mês de Maio e sediado no campus da FEUP, este CAS tem como parceiros o INESC Porto, o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC).
João Falcão e Cunha desempenhou um papel fundamental no protocolo assinado em Dezembro entre a IBM e a Universidade do Porto e que levou à implementação em Portugal deste primeiro CAS. Orientado para a investigação aplicada em Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços (SSME), área científica que tem vindo a ser apoiada pela IBM, este centro incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares base as áreas dos serviços, engenharia e gestão. De acordo com o docente, estas "são áreas em que, por um lado, existem competências e experiência dos investigadores da FEUP e, por outro, terão um enorme impacto na vida das pessoas".
O centro da IBM tem como objectivo desenvolver soluções que permitam a uma comunidade de cientistas e profissionais na área das tecnologias de informação desenvolver soluções e tecnologia de ponta com aplicação prática e comercial, em colaboração com a rede IBM, promovendo ao mesmo tempo a colaboração entre universidades, institutos de investigação, indústria e governo.
Esta estrutura está aberta a projectos de investigação nas áreas de da saúde, mobilidade e educação, “com a perspectiva de tornarmos o mundo mais inteligente, mais amigável", adianta João Falcão e Cunha. E com esta perspectiva em mente, um dos conceitos mais valorizados no desenvolvimento de projectos neste CAS é o conceito de “smart cities”, onde se procura conseguir uma maior eficiência energética e mobilidade, e serviços de saúde mais eficientes para uma melhor qualidade de vida.
Questionado sobre o que significa para si liderar as equipas de investigação que vão integrar este grupo, o docente assegura que "é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de ter acesso à tecnologia e conhecimento mais avançado que a IBM disponibiliza a nível internacional".
De recordar que o investigador da UGEI recebeu o prémio Faculty Award, atribuído pela IBM, no passado mês de Novembro, pela sua contribuição pioneira no ensino ligado à Ciência dos Serviços, que incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares base as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão. Este prémio consiste na atribuição de 10 mil dólares a universidades envolvidas em projectos de investigação inovadores.
O CAS da IBM em Portugal é o nono centro de investigação da IBM na Europa e o vigésimo em todo o mundo.