Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
sofia fernandes, Business Developer e Project Manager DA Tekever
-
"A colaboração com o INESC TEC foi proveitosa, tendo o instituto constituído um aliado natural para a TEKEVER no projeto ROMOVI. A complementaridade entre as duas entidades permitiu discussões francas e trocas de ideias que favoreceram o conceito do ROMOVI e aumentaram a qualidade do projeto."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Colaboração em propostas para projetos no âmbito do H2020 e P2020.
Áreas de Negócio
Tecnologias para mercados nas áreas empresarial, aeroespacial e de defesa e segurança.
Título do projeto
RoMoVi - Robot modular e cooperativo para vinhas de encosta.
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou
CRIIS - Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes
CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Filipe Santos
Testemunho relativo ao Projeto
O RoMoVi (Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta) é um projeto apoiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um Investimento elegível de 1 027 mil euros e um Incentivo FEDER de 697 mil euros. O projeto ROMOVI tem como objetivo principal o desenvolvimento de um robô terrestre robusto, modular e extensível, para operações de monitorização e logística, e que permita no futuro disponibilizar soluções comerciais para vinhas de encosta, capazes de executar de forma autónoma operações como: O ROMOVI pretende contribuir para aumentar a competitividade das vinhas de encosta, que hoje em dia apenas é competitiva em vinhos boutique devido aos elevados custos de produção. Em termos técnicos, o projeto desenvolverá uma plataforma robótica altamente robusta e modular, com capacidade de se movimentar nos terrenos inclinados e pedregosos da vinha de encosta, bem como de carregar diversos tipos de sensores e ferramentas. Aliada à capacidade de navegação autónoma e deteção dos elementos da vinha, pretende-se que este robô venha permitir aos produtores não só redirecionar algum do trabalho humano das tarefas mais duras para tarefas mais especializadas, mas também aumentar a qualidade da produção através de sensorização e aplicação de alguns princípios da agricultura de precisão. Dada a sua grande abrangência e versatilidade, que procura aliar a investigação científica aplicada a áreas relevantes da economia nacional a parcerias com empresas que possam vir a explorar as tecnologias desenvolvidas, a colaboração com o INESC TEC foi proveitosa, tendo o instituto constituído um aliado natural para a TEKEVER no projeto ROMOVI. A complementaridade entre as duas entidades permitiu discussões francas e trocas de ideias que favoreceram o conceito do ROMOVI e aumentaram a qualidade do projeto. Neste momento a área de colaboração mais ativa corresponde às tecnologias de localização para robótica aplicadas à vinha. Esta parceria constrói-se sobre a base sólida criada pela implementação do projeto ROMOVI e ambas as entidades procuram ativamente novas oportunidades para continuar a promover a parceria de forma ativa. |