INESC TEC ajuda alunos do secundário a pensar sobre o futuro na Mostra UP
O INESC TEC voltou a marcar presença na Mostra da Universidade do Porto (Mostra U.Porto), organizada pela Reitoria da Universidade, que se realizou entre os dias 20 e 23 abril, no Pavilhão Rosa Mota.
Informação. Experimentação. Descoberta.
A 15ª edição da Mostra da U.Porto contou com mais de 19 mil visitantes durante os quatro dias de atividade, o que faz desta a Mostra mais visitada de sempre.
Os principais destinatários desta iniciativa são alunos do ensino secundário, que se podem deparar com a necessidade de ter de escolher a sua orientação profissional caso pretendam seguir o ensino superior. Nesse caso, a U. Porto pretende dar-lhes a conhecer as diferentes possibilidades profissionais através das várias áreas de formação que oferece. Além dos espaços informativos, os participantes tiveram ao seu dispor uma série de atividades paralelas que permitiram experimentar e conhecer melhor alguns cenários, tais como laboratórios e experiências científicas, stands de mecânica, consultórios médicos e veterinários, estúdios de design e de arquitetura, entre muitos outros âmbitos.
Ao longo de dois dias apenas, o Palácio de Cristal acolheu cerca de 6000 alunos vindos não só da área do Grande Porto, mas também de locais como Valença, Melgaço, Ponte de Lima, Chaves, Viseu, Lamego, Leiria ou Aveiro. Além disso, a Mostra recebeu o maior número de visitantes estrangeiros de todas as edições passadas, com público natural de 15 países, desde a Espanha ao Bangladesh.
A importância destas atividades para o desenvolvimento social
Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, foi responsável pelo arranque das atividades, numa sessão de inauguração que decorreu no primeiro dia de exposição. Focado no papel que a formação superior deve ter para os jovens nos dias de hoje, o Reitor da U.Porto enalteceu todo o trabalho desenvolvido pela organização do evento e o esforço das Faculdades em promover o seu trabalho, reconhecendo a relevância que estas iniciativas têm na vida daqueles que se deparam com escolhas sérias para a sua vida futura profissional.
Dando ainda especial destaque à presença das restantes instituições, que desta forma percebem a importância de se dar a conhecer não só aos estudantes, mas também a todo um tecido social que por vezes desconhece todo o trabalho desenvolvido no âmbito académico, e que não diz respeito ao ensino propriamente dito, Sebastião Feyo de Azevedo fez depois uma visita oficial e guiada às entidades representadas, iniciando assim a programação geral do evento.
A Mostra deste ano recebeu ainda, no último dia, a visita de Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, que também ficou a conhecer o trabalho feito nos laboratórios e salas de aula da Universidade do Porto. [créditos foto Ministro: noticias.up.pt]
INESC TEC leva robótica até à agricultura
Este ano, o INESC TEC teve em destaque duas plataformas desenvolvidas pelo Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, ligados à robótica para a agricultura, a AGROB v14 e a AGROV v16.
A AGROB v14 destina-se à medição da variabilidade, sensorização e monitorização de vinhas de encosta. Entre outros aspetos inovadores, esta plataforma foi concebida com um centro de gravidade baixo, para se adaptar a terrenos inclinados e irregulares, e está equipada com um sistema de navegação avançado que lhe permite estimar a sua localização mesmo quando o GPS não está totalmente disponível.
Por sua vez, a AGROB v16 está a ser desenvolvida de forma modular e, num futuro próximo, para além de tarefas de medição da variabilidade, sensorização e monitorização, poderá servir para testar tecnologias de atuação, tais como tecnologias de taxa variável, como por exemplo, pulverização de precisão, e/ou manipuladores robóticos para operações de poda e colheita.
Uma orientação para o futuro
Organizada anualmente há 15 anos, a Mostra da U.Porto tem como objetivo informar os jovens sobre as escolhas de que dispõem para prosseguirem os seus estudos nas 14 faculdades da U.Porto, informando-os das suas mais distintas vertentes e disponibilizando uma exploração interativa de variados aspetos do conhecimento científico. Além das Faculdades, estiveram ainda representados alguns dos mais importantes centros de investigação integrados na U.Porto, onde se inclui o INESC TEC.