Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Danielly Inomata, Coordenadora e professora do curso de Biblioteconomia na universidade comunitária da região de chapecó - unochapecó
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2015-2016
- Centro do INESC TEC com que colaborou: CESE
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Estive por um ano no INESC TEC para realizar o estágio de Doutoramento Sanduíche no Exterior (uma modalidade do programa de bolsas CAPES), na oportunidade recolhi dados na UPTEC. Ao retornar ao Brasil finalizei a coleta de dados em diferentes regiões do país e conheci outros ambientes de inovação, tais como o Tecnopuc (Porto Alegre), Itaipu (Foz do Iguaçú), Inovaparque (Joinville) e INPA (Manaus). A defesa do doutorado ocorreu em junho do corrente ano, isso significa que desde o meu retorno estive imersa na coleta, análise e conclusão do documento de tese. Atualmente sou professora e coordenadora do curso de Biblioteconomia na UNOCHAPECÓ, uma universidade tradicional na região oeste de Santa Catarina, com responsabilidade na formação a nível de graduação e pós-graduação, cujo foco está na inovação tecnológica, na agilidade, na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento. Em paralelo, atuo como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS), da Universidade de Santa Catarina.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A experiência do estágio doutoral no INESC TEC oportunizou lidar com diferentes pessoas e conhecer mais sobre um dos meus temas de pesquisa: redes colaborativas. Aliás, foi singular ter trabalhado com o professor Lucas e o seu grupo de pesquisa. Embora atualmente esteja na função de professora de um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas, que prepara profissionais para atuar em bibliotecas, centros de documentação, etc., a temática “informação para ambientes de inovação” pode figurar uma inovação :). No entanto, percebo que consigo trazer novos olhares para essa perspectiva, aspeto que a universidade tem me proporcionado, mas de uma experiência que começou, ou melhor, se fortaleceu no INESC TEC.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não consigo opinar sobre isso, pois não tenho informações suficientes. Sei que o Café com Pão de Queijo é um evento que ainda ocorre. No mais, mantenho contato com os colegas do INESC TEC, estamos a escrever em colaboração.