Offside
Lado B

"A música é pura matemática."

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da OutSystems, pela voz de João Abril de Abreu.

Fora de Série

"O início da minha atividade no INESC TEC também foi um enorme desafio (...) faltava-me a experiência e comecei rapidamente a ficar preocupado com a velocidade que estragava material. Pensei que não chegava ao fim do mês." Carlos Gaspar Pacheco (CAP)

Pensar Sério

"A partilha diária de histórias (...) e o debate de novas ideias, seja no almoço ou nos 5 minutos do café, conduz a um estabelecimento de conexões entre nós e a um crescimento quer social quer profissional." Cláudia Rocha (CRIIS)

Galeria do Insólito

Já sabemos que este pessoal da ciência e tecnologia tem sempre um quê de génio. Se estão a pensar no Einstein, nós estamos a pensar no José Carlos Sousa do Serviço de Informática de Gestão do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC no Conselho Técnico da ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho

O INESC TEC foi convidado a integrar o Conselho Técnico da ADVID, Cluster da Vinha e do Vinho, cluster que foi reconhecido oficialmente em fevereiro de 2017 e que tem como objetivo reforçar a internacionalização, promover a inovação e a competitividade do setor vitivinícola português e a sustentabilidade dos seus territórios.

Gerido pela ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, que anteriormente foi a entidade gestora do Cluster dos Vinhos da Região do Douro, o Cluster da Vinha e do Vinho passou a ter então uma abrangência nacional, sempre numa lógica de rede e em articulação com as entidades existentes, e reúne atualmente cerca de 230 entidades, entre empresas vitivinícolas, entidades do Sistema Internacional de Investigação e Inovação (SI&I), associações empresariais e outras organizações nacionais e internacionais.

Além do INESC TEC, representado por André Sá, do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE), integram o Conselho Técnico as entidades do SI&I mais relevantes no setor Vitivinícola, sob a presidência de Tim Hogg, responsável pela Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho (INNOVINE&WINE), que representa a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Conselho Técnico conta ainda com Jorge Queiroz da Universidade do Porto, António Mexia do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Ivone Delgadillo da Universidade de Aveiro, Hernani Gerós da Universidade do Minho, Francisco Campos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Ana Catarina Gomes da BIOCANT - Associação de Transferência de Tecnologia, e António Baptista do INEGI.

Na primeira reunião do Conselho Técnico, que teve lugar no dia 19 de outubro na Quinta dos Murças - Esporão, foi eleito como Presidente, Tim Hogg, foi discutido o funcionamento interno do Conselho e foram definidas as principais linhas de ação no sentido de reforçar a aproximação da academia ao setor vitivinícola. 

De acordo com André Sá, responsável pela área TEC4AGRO-FOOD (Área de Inovação para os setores Agrícola, Agroalimentar e Florestal) no SAPE, este Conselho Técnico tem “o mérito de juntar a Ciência e a Tecnologia no contexto da vitivinicultura, possibilitando, por isso, responder de forma adequada ao desafio e oportunidade da (r)evolução digital da vitivinicultura”. 

A ADVID, cuja Direção é composta por José Manuel Castro e Silva Meneres Manso (Presidente) e por representantes das empresas Quinta dos Murças, Sociedade Vinícola Terras de Valdigem, Sogrape Vinhos e W. & J. Graham & C.ª, endereçou o convite ao INESC TEC pelo “conhecimento aprofundado que possui da atividade empresarial do sector vitivinícola, além do reconhecimento do trabalho conjunto já desenvolvido”. Para André Sá, a integração do INESC TEC neste cluster é importante, porque vai permitir “acompanhar as necessidades e aspirações do setor vitivinícola em termos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, promovendo a utilização de tecnologias inovadoras aplicadas à vitivinicultura”. 

De recordar que a ADVID recebeu em julho deste ano o Prémio Gulbenkian 2017 - Sustentabilidade, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos seus 35 anos de atividade, para a sustentabilidade da Região Demarcada do Douro.


O colaborador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.