Prémio “Best Student Paper” para investigador do INESC TEC
Pedro Monteiro, investigador do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, foi o vencedor do prémio "Best Student Paper", com o artigo: "Evaluation of Virtual Reality Navigation Interfaces using the Steering Law". Este trabalho teve como co-autores Miguel Melo, Frederico Branco e Maximino Bessa, também do mesmo Centro, e ainda Diana Carvalho.
A navegação em ambientes virtuais é importante pois permite a exploração dos mundos virtuais. Este artigo apresenta uma avaliação objetiva (baseada na Steering Law) da performance de dois tipos de navegação: natural (tracking da marcha) vs. não natural (comando). A Steering Law foi a métrica objetiva de performance escolhida por capturar a relação entre o tempo de percorrer um percurso e a dificuldade desse percurso. Para além da performance, foram ainda consideradas métricas subjetivas, nomeadamente, a sensação de presença, cybersickness e satisfação. Os participantes tiveram que completar uma série de percursos de diferentes dificuldades e foi medido o tempo que o participante levou a percorrer cada percurso. No global, a navegação através de tracking da marcha teve melhores resultados de performance, presença, cybersickness e satisfação.
A investigação foi desenvolvida no Laboratório de Realidade Virtual Multissensorial do INESC TEC denominado MASSIVE - Ambientes Virtuais Multisensoriais, Multimodais, Imersivos e Credíveis, que tem como principal objetivo investigar em detalhe ambientes virtuais credíveis, nos quais os cinco sentidos do utilizador são estimulados de forma a alcançar uma elevada imersividade.
O prémio foi atribuído no âmbito do EPCGI’2017 – 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, que teve lugar entre os dias 12 e 13 de outubro, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães. O EPCGI’2017 visa reunir investigadores, docentes e profissionais das áreas da Computação Gráfica, Processamento de Imagem, Visão por Computador e Interação Pessoa-Máquina, permitindo a divulgação de trabalhos realizados, ou em curso, e a troca de experiências, entre as comunidades académica, industrial e os utilizadores finais.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD.