Offside
Lado B

"A música é pura matemática."

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da OutSystems, pela voz de João Abril de Abreu.

Fora de Série

"O início da minha atividade no INESC TEC também foi um enorme desafio (...) faltava-me a experiência e comecei rapidamente a ficar preocupado com a velocidade que estragava material. Pensei que não chegava ao fim do mês." Carlos Gaspar Pacheco (CAP)

Pensar Sério

"A partilha diária de histórias (...) e o debate de novas ideias, seja no almoço ou nos 5 minutos do café, conduz a um estabelecimento de conexões entre nós e a um crescimento quer social quer profissional." Cláudia Rocha (CRIIS)

Galeria do Insólito

Já sabemos que este pessoal da ciência e tecnologia tem sempre um quê de génio. Se estão a pensar no Einstein, nós estamos a pensar no José Carlos Sousa do Serviço de Informática de Gestão do INESC TEC.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 19 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Trabalho no INESC TEC vence Prémio Professor José Luís Encarnação

João Barreira, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, arrecadou o prémio de melhor artigo publicado por estudantes a realizarem investigação na área, atribuído pelo Grupo Português de Computação Gráfica.

O prémio denominado “Professor José Luís Encarnação”, da edição de 2017, foi atribuído ao coautor do artigo “A Context-Aware Method for Authentically Simulating Outdoors Shadows for Mobile Augmented Reality”, num trabalho que estuda a coerência visual entre objetos reais e objetos virtuais em contexto de Realidade Aumentada utilizando dispositivos móveis. Além de João Barreira, são também autores do artigo Maximino Bessa e Luís Barbosa, investigadores do mesmo Centro, e Luís Magalhães, da Universidade do Minho.

O trabalho está associado ao Laboratório do INESC TEC denominado MASSIVE – Ambientes Virtuais Multisensoriais, Multimodais, Imersivos e Credíveis, que tem como principal objetivo investigar em detalhe ambientes virtuais credíveis, nos quais os cinco sentidos do utilizador são estimulados de forma a alcançar uma elevada imersividade. Este foi em parte financiado pelo projeto TEC4Growth - Pervasive Intelligence, Enhancers and Proofs of Concept with Industrial Impact/NORTE-01-0145-FEDER-000020, pelo programa NORTE 2020, no âmbito do PORTUGAL 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O prémio anual “Professor José Luís Encarnação” pretende incentivar estudantes do ensino superior a realizar atividades de investigação na área da Computação Gráfica, avaliável através da publicação de resultados em conferências ou revistas de elevado prestígio e impacto internacionais. Este prémio é dirigido a estudantes de nacionalidade portuguesa, de qualquer ciclo do Ensino Superior, que demonstrem ter publicado e/ou apresentado um artigo completo num fórum de excelência.

O vencedor foi conhecido no EPCGI’2017 – 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, que teve lugar entre os dias 12 e 13 de outubro, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

O EPCGI’2017 visa reunir investigadores, docentes e profissionais das áreas da Computação Gráfica, Processamento de Imagem, Visão por Computador e Interação Pessoa-Máquina, permitindo a divulgação de trabalhos realizados, ou em curso, e a troca de experiências, entre as comunidades académica, industrial e os utilizadores finais.

O Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG) tem como propósito o fomento da investigação de qualidade na área da Computação Gráfica e suas Aplicações, promovendo a difusão dessa área em Portugal, nos campos de Investigação e Desenvolvimento e de Educação. Entre as suas principais atividades está a realização de um encontro regular do Português em Computação Gráfica e de várias oficinas temáticas.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UTAD.