INESC TEC parceiro no Projeto Mobilizador 5G
O INESC TEC faz parte do consórcio do “Projeto Mobilizador 5G - Componentes e Serviços para Redes 5G”, liderado pela Altice Labs. Através de novos desenvolvimentos tecnológicos no âmbito do 5G, este projeto pretende não apenas criar novos produtos e serviços, mas também promover a tecnologia 5G e a sua implementação em Portugal.
A reunião de kick-off decorreu nos dias 8 e 9 de janeiro, nas instalações das Altice Labs, em Aveiro, juntando 60 participantes de 14 entidades industriais e académicas nacionais. Do lado do INESC TEC, a equipa conta com elementos do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), nomeadamente Manuel Ricardo, Filipe Ribeiro, Rui Campos e André Coelho.
O encontro serviu para a discussão técnica das várias atividades previstas, com vista à conceção, realização e validação integrada de um conjunto de produtos tecnológicos de origem nacional, capazes de fornecer serviços no âmbito das futuras redes 5G. Este projeto, com a duração de três anos, está alinhado com o atual calendário de entrada em produção da tecnologia 5G a nível mundial.
Ainda que num processo de definição expectável até 2020, a tecnologia 5G representa um grande avanço tecnológico face à anterior geração, prometendo débitos superiores a 1 Gbit/s e baixa latência, que permitirão suportar adequadamente a transferência massiva de informação e serviços no contexto da realidade virtual e realidade aumentada.
As entidades que integram o consórcio são: Altice Labs, Altran Portugal, EFACEC Energia, EFACEC Engenharia e Sistemas, INESC TEC, Instituto de Telecomunicações, IT Center, Nokia Solutions and Networks Portugal, One Source, PDMFC, UBIWHERE, Universidade de Coimbra, TICE.PT e WAVECOM. No acompanhamento dos trabalhos estarão também a EDP, a Infraestruturas de Portugal, a MEO, o Porto de Aveiro e a VIATEL.
Inserido nos “Programas Mobilizadores”, que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, e impacto significativo na economia, este projeto é cofinanciado pelo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) para um investimento total de cerca de 9,7 Milhões de euros.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.