INESC TEC promove sinergias com Associação Cluster Portugal Mineral Resources
O Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC promoveu uma parceria com a Associação Cluster dos Recursos Minerais de Portugal (ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources), numa reunião que decorreu no passado dia 16 de janeiro.
Esta visita ao INESC TEC permitiu que os participantes conhecessem uma série de tecnologias marinhas, desenvolvidas e em desenvolvimento, e pudessem ficar a par das potencialidades e competências do CRAS nesse âmbito.
Para além da equipa do CRAS e de membros deste Cluster, estiveram presentes a Assimagra, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Na reunião foram discutidas as diversas possibilidades de projetos futuros na área dos recursos minerais, matérias-primas e prospeção/pesquisa mineral ao longo da plataforma continental, bem como vários instrumentos de trabalho e fontes de financiamento.
O objetivo desta ligação passa por permitir um estreitamento de relações entre o INESC TEC e o Portugal Mineral Resources Cluster, e entre estas duas entidades e várias Universidades, instituições de Administração Pública e empresas.
O INESC TEC pretende assim desenvolver mais competências na área das Geociências e Recursos Minerais, trabalhando em conjunto com entidades de diferentes áreas de investigação e complementando as geotecnologias já disponíveis com uma aplicação prática e real na área da Engenharia Geológica e de Georrecursos.
O Cluster dos Recursos Minerais de Portugal tem como missão “promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do setor, quer através do aprofundamento do conhecimento do potencial económico dos recursos, quer da promoção da I&DT+I, da melhoria das condições de investimento produtivo e de acesso a mercados, e ainda, através do aumento das competências (técnicas, tecnológicas e de gestão) e do estímulo da cooperação interempresarial e interinstitucional”.