2011 DA BOA ESPERANÇA
As crises têm tanto de material e objectivo como de psicológico. Por motivos análogos falam os treinadores desportivos em atitude, robustez mental, como ingredientes indispensáveis para enfrentar os grandes desafios.
O INESC Porto termina o ano de 2010 com saúde: crescimento confirmado em todas as vertentes importantes. Projectos, publicações, volume de negócios, número de colaboradores – em todos estes indicadores há um crescimento sustentado.
E em 2011 assistir-se-á, finalmente e se tudo correr como prenunciado, à definição pela FCT de uma nova fase para o Laboratório Associado, onde se poderá ver oficialmente reconhecida uma estrutura em rede à la INESC Porto, diferente de outros LAs – um modelo onde a autonomia de gestão dos parceiros se compagina com uma convergência de cultura e de organização, visando uma excelência de gestão de ciência e tecnologia. Cresceremos também na Robótica, e com a associação do CISTER do ISEP.
Mas o ano de 2011 anuncia-se como difícil, de crise, de receada possível recessão. E qual o plano do INESC Porto? Crescer de novo.
Estamos loucos? Inconscientes? Ou, mesmo, viramos incompetentes?
A crer que não. O planeamento foi efectuado com estratégica prudência. O orçamento cresce de 10 para 12 milhões e meio de Euros, mas ao mesmo tempo o risco associado aos proveitos diminui, na medida em que se encontra contratualmente assegurada uma larguíssima fatia dos mesmos, e em maior proporção que em anos anteriores. Este orçamento para 2011 pode, assim apelidar-se de conservador. Somos prudentes, o que não somos é timoratos.
Neste ano em que lembramos 25 anos de INESC no Porto, também nos faria bem recordar esse aglutinar de vontades extraordinário, mobilizador, genial, triunfante, convocado na segunda metade dos anos 80 (os primeiros cinco do INESC Norte), e que recebeu a visionária designação de “Vencer o Adamastor”. Na época, o que nos metia medo era o choque da adesão às Comunidades Europeias. Vencemos.
Hoje, com a crise que temos em mãos, o que podemos anunciar é que, no INESC Porto, saberemos metamorfosear o Cabo das Tormentas em Boa Esperança.
Créditos Foto:www.istockphoto.com