Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Armindo Oliveira, DiRETOR GERAL DA Egitron
-
"O profissionalismo, rigor e conhecimentos técnicos foram uma constante sempre presente em todos os investigadores envolvidos no projeto e que representaram um papel muito importante no cumprimento dos objetivos do projeto."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
Ao longo dos últimos anos, a EGITRON tem aumentado o nível de colaboração com entidades do Sistema Científico Nacional, de forma a complementar o trabalho de investigação necessário e inerente ao desenvolvimento de novos produtos para a indústria. A relação com o INESC TEC já existe há alguns anos, com o estabelecimento de projetos em parceria de forma a identificar tecnologia inovadora e desenvolver novas abordagens para resolver os problemas existentes nas mais variadas áreas.
A cooperação com o INESC TEC iniciou-se no projeto CORDYP em 2009 e prolongou-se até aos dias de hoje com outros projetos e outros desafios.
Áreas de Negócio
Engenharia e Automação Industrial
Título do projeto
PRECISIONcork – Medida e Controlo em Linha de Parâmetros Chave de Processo e de Qualidade de Produto
Centros do INESC TEC com que colaborou
CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
CRIIS - Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes
Responsáveis pelo Projeto (INESC TEC)
Hélio Mendonça (CRIIS)
Luís Guardão e Luís Costa (CESE)
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto CORDYP, iniciado em 2009, de I&DT, desenvolvido em copromoção, compreendeu diversas atividades de investigação industrial e de desenvolvimento tendo em vista a criação de um novo produto, tecnologicamente avançado e baseado em tecnologia de ponta (tecnologia LASER de última geração), destinado à indústria de transformação e acabamento de rolhas de cortiça.
No entanto, dos projetos em que a EGITRON trabalhou em parceria com o INESC TEC, deve destacar-se o último: PRECISIONcork - Medida e Controlo em Linha de Parâmetros Chave de Processo e de Qualidade de Produto. Este projeto iniciou-se em 2016, apoiado pelo Portugal2020 e em copromoção com outras entidades públicas e privadas.
O projeto visa a criação de uma solução disruptiva ao nível de bens de equipamento, no caso presente para o setor da indústria de transformação da cortiça, e destinada ao controlo em linha e em tempo-real de parâmetros chave de processo e de qualidade na produção e acabamento de rolhas de cortiça.
A solução preconizada pelo projeto PRECISIONcork permite a alteração radical das práticas correntes ao nível do controlo da qualidade na produção de rolhas de cortiça. Ao promover uma solução autónoma de medida em linha de parâmetros característicos inerentes à produção de rolhas de cortiça, tais como, medida de humidade, densidade, diâmetro, comprimento, etc., e a consequente atuação (controlo em malha fechada) nos equipamentos de produção envolvidos, é possível materializar uma abordagem preventiva e de controlo de processo tendo em vista uma maior qualidade do produto final. Esta solução permite o desenvolvimento de estratégias de ‘zero-defeitos’ e igualmente potencia a implementação de mecanismos robustos de rastreabilidade permitindo satisfazer requisitos legais e de mercado considerados críticos nos dias de hoje.
O projeto PRECISIONcork envolveu dois centros do INESC TEC: CRIIS e CESE.
No âmbito deste projeto, estes dois centros de desenvolvimento desempenharam um papel de absoluta importância ao identificarem procedimentos e tecnologia capaz de dar resposta aos requisitos do PRECISIONcork. Dos resultados obtidos destacam-se:
CRIIS: Identificação da tecnologia e desenvolvimento de sistemas para medição da humidade das rolhas de cortiça sem contacto e com maior precisão do que os métodos tradicionais. A tecnologia identificada e o sistema desenvolvido permitem revolucionar os métodos atuais e otimizar o processo produtivo. Este desenvolvimento contou ainda com os conhecimentos técnicos do professor Henrique Salgado envolvendo uma terceira entidade, neste caso, a FEUP.
O CRIIS envolveu-se ainda no desenvolvimento de um sistema de visão capaz de adquirir as principais dimensões da rolha de cortiça.
CESE: Um dos requisitos principais deste projeto passava pela integração dos sistemas de medição a desenvolver com as máquinas do sistema de produção criando uma malha fechada no sistema. Esta abordagem permite uma aproximação à Indústria 4.0 e a atuação em tempo real com vista ao desenvolvimento de estratégias de “zero- defeitos”. Neste âmbito, o CESE desenvolveu uma plataforma IoT que permite integrar diversos equipamentos com diferentes linguagens de comunicação com aplicações remotas como, por exemplo, controlo estatístico de processo. Esta abordagem permitiu a interligação dos sistemas de aquisição com as máquinas de produção atuando sobre elas, em tempo real e independentemente do protocolo de comunicação que utilizam.
Análise do tratamento de superfície de rolhas: foi realizado com o departamento de ótica do INESC TEC, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto uma importante investigação enquadrada dentro do projeto PRECISIONCork de forma a identificar a homogeneidade e espessura do tratamento de superfície de rolhas de cortiça. Foi utilizada tecnologia baseada em laser e espetrometria, que se verificou ser uma técnica adequada aos objetivos propostos.
Qual a opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC?
O INESC TEC desempenha um papel absolutamente essencial neste tipo de parcerias que estabelece com entidades privadas possibilitando um nível de investigação técnico que seria difícil conseguir dentro das pequenas e médias empresas portuguesas. Este tipo de trabalho permite identificar abordagens e respetivos produtos absolutamente inovadores que revolucionam a indústria, alguns deles com desempenhos científicos notórios e patenteáveis.
O profissionalismo, rigor e conhecimentos técnicos foram uma constante sempre presente em todos os investigadores envolvidos no projeto e que representaram um papel muito importante no cumprimento dos objetivos do projeto.
Quais as perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC?
Finalizado este projeto, existem outras abordagens e desenvolvimentos que a EGITRON vai querer aprofundar e que irá envolver o INESC TEC na sua implementação. No decorrer deste projeto foram surgindo algumas alternativas que agora vamos querer aprofundar com vista ao desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados e capazes de concorrer com as soluções existentes atualmente no mercado tendo em conta os resultados obtidos.
Existem também outros projetos e outras áreas que vamos querer investigar e de certeza iremos recorrer ao INESC TEC que já se pode considerar como um parceiro da EGITRON no desenvolvimento de produtos de qualidade e inovadores.