Artigo sobre retinopatia diabética vence Best Paper Award nos EUA
O artigo "MedAL: Accurate and Robust Deep Active Learning for Medical Image Analysis", em que são três co-autores Pedro Costa e Adrian Galdran, à data do trabalho colaboradores do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, e Aurélio Campilho, atual coordenador do C-BER, e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve o reconhecimento de "best paper award" na ICMLA 2018 - 17th Conference on Machine Learning and Application.
O evento teve lugar em Orlando, Estados Unidos, entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2018, numa conferência organizada continuamente há 15 anos e considerada uma das melhores na área, com uma taxa de aceitação de artigos de cerca de 31%.
Este artigo resultou da colaboração dos investigadores do C-BER com investigadores da Universidade de Carnegie Mellon (EUA). O artigo descreve o trabalho realizado no âmbito do projeto SCREEN-DR, cujo objetivo é desenvolver uma plataforma de rastreio de retinopatia diabética, a principal causa de cegueira no mundo industrializado. Desenvolvida com base em técnicas de Aprendizagem Computacional e de Visão por Computador, essa plataforma permitirá uma resposta mais eficiente e precisa por parte dos prestadores dos cuidados de saúde em três situações: avaliação da qualidade das imagens, deteção de normalidade nas imagens de retina e atribuição do grau de severidade da patologia.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.