Offside
Lado B

Pé de salsa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EGITRON, pela voz de Armindo Oliveira.

Fora de Série

"Saber que, devido à relevância de uma instituição como o INESC TEC, esperam de nós a criação das soluções mais inovadoras é muito desafiante.", João Pedro Aguiar (CPES)

Pensar Sério

"A adoção de tecnologias avançadas pelas empresas é um processo complexo e tem impacto em vários aspetos da sua gestão.", Ana Simões (CESE)

Galeria do Insólito

Acham que há muitos insólitos numa instituição de investigação? Há mais do que pensam: imensos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de dezembro entraram 21 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Pensar Sério

Processo de adoção de tecnologias avançadas de produção

por Ana Simões*

O meu nome é Ana Simões. Sou investigadora sénior no INESC TEC há cerca de um ano e meio. Depois de ter aceitado o convite feito pela Catarina Carvalho do SCOM para escrever um pequeno texto para esta rúbrica e após alguma reflexão, decidi partilhar convosco o meu trabalho enquanto investigadora no CESE.

No âmbito das minhas funções no CESE tenho-me ocupado, sobretudo, com o projeto DM4Manufacturing, numa tarefa relacionada com a interação homem-robô. A minha participação neste projeto permite ao CESE explorar uma área de investigação que vai para além do desenvolvimento de tecnologias avançadas. A adoção de tecnologias avançadas pelas empresas é um processo complexo e tem impacto em vários aspetos da sua gestão. Os fatores que influenciam a decisão de adotar uma tecnologia, o planeamento e gestão do processo de adoção e implementação de tecnologias, o desenvolvimento de tecnologias que considerem aspetos relacionados com o bem-estar do operador, a avaliação dos impactos sociais da adoção de tecnologias, entre outros, são temas que devem ser explorados em estudos empíricos de modo a potenciar os benefícios que advêm da adoção de tecnologias avançadas de produção. Estes são temas de investigação com grande interesse para o CESE, e para as empresas, na medida que complementam o foco atual do CESE no desenvolvimento de tecnologias, permitindo assim aumentar o valor criado para ambas as partes. Estas são algumas das linhas de investigação que atualmente me encontro a explorar no âmbito da minha investigação no CESE.

Outra atividade em que tenho participado é a instalação do iiLab (Industry and Innovation Laboratory) do INESC TEC. Este grupo de trabalho (“Task Force”), que é composto por dois elementos do CESE e por dois elementos do CRIIS, é responsável por levar a cabo as atividades mais operacionais nesta fase de instalação do laboratório. Este laboratório nasceu de uma vontade conjunta do CRIIS e do CESE, com o objetivo de se criar um espaço de investigação aplicada e de disseminação das tecnologias e conhecimentos desenvolvidos nestes dois centros. Pretende-se com este laboratório demonstrar os conceitos e as tecnologias avançadas na área da robótica, automação, sistemas ciber-físicos (internet das coisas, “IoT”) industriais em forma de show-room, disseminar as competências do INESC TEC para a indústria e comunidade em geral. Trata-se também de um espaço de experimentação e prototipagem para empresas tecnológicas, onde também está prevista a formação à medida para gestores-de-topo e quadros superiores de empresas industriais. Dentro de poucas semanas, em data a anunciar, todos os colaboradores do INESC TEC terão oportunidade de conhecer melhor este espaço.

O meu tempo é também ocupado com orientações a alunos de mestrados da FEUP e da FEP, tarefa esta que me motiva muito por me permitir uma ligação à academia. Neste momento oriento três alunos destas duas instituições em colaboração com um colega do CITE. Os seus trabalhos de mestrado estão de certa forma relacionados com as minhas áreas de interesse, nomeadamente a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 e o seu impacto nas empresas.

Em linhas muito gerais tem sido este o meu trabalho no CESE. Um aspeto que gostaria de realçar nesta minha curta experiência de trabalho nesta instituição, é a oportunidade de interagir e trocar experiências e conhecimentos com colegas do CESE e de outros centros do INESC TEC, a qual me enriquece como investigadora e como pessoa.   

 

* Colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE)