Fora de Série
A Série dos fora de série
A partir de 2019, o BIP passa a entrevistar todos os colaboradores nomeados “Fora de Série” em cada mês, destacando assim o mérito de todos os que são escolhidos pelas coordenações dos Centros ou responsáveis de Serviço por terem tido um desempenho “Fora de Série” no mês anterior. Parabéns aos nomeados!
ESTE MÊS FALAMOS COM André Coelho, José Pinto, Pedro Ferreira, Vasco Correia e Inês Carvalho (CTM)
1 – Como é que nasceu esta equipa?
Em primeiro lugar gostaríamos de fazer um enquadramento do Open Day CTM. Trata-se de um evento anual, promovido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, que tem como principal objetivo dar a conhecer ao exterior o âmbito das suas atividades de investigação. Tradicionalmente, o público alvo do Open Day CTM são as empresas com as quais o CTM colabora. Contudo, em 2017, o público-alvo foram os estudantes da U. Porto, em particular da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP), e do P. Porto, nomeadamente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). O objetivo passou por motivá-los para futuras colaborações com o CTM, nomeadamente para a realização das suas dissertações de mestrado ou doutoramento.
Para o Open Day CTM 2019 a coordenação do CTM decidiu que, à semelhança do que aconteceu em 2017, o evento seria também dedicado aos estudantes. Nesse sentido, foi definida uma comissão organizadora, composta por colaboradores do CTM. Foi primeiro feito o convite à Inês Carvalho para presidir à comissão organizadora do evento, e nessa altura ficou também decidido que a comissão organizadora seria constituída por mais quatro colaboradores, um de cada área do CTM. Coube aos responsáveis de cada área a nomeação do elemento responsável pela representação da área. Assim, a comissão organizadora contou com o André Coelho da área de Redes Sem Fios, o José Pedro Pinto em representação da área de Tecnologias Multimédia e de Comunicações, o Pedro Ferreira da área de Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões e o Vasco Correia pertencente à área de Tecnologias Óticas e Eletrónicas.
2 – A vossa nomeação refere-se à organização do Open Day do CTM. Como é que foi a preparação deste evento em equipa?
Foi um trabalho muito enriquecedor que se prolongou durante aproximadamente cinco meses. A primeira tarefa passou por definir o formato do evento. Aproveitando a experiência da edição de 2017, procurámos organizar atividades que permitissem mostrar o que é feito no CTM e que simultaneamente fossem apelativas para os estudantes. Assim, pensámos num evento a decorrer ao longo de vários dias que seria constituído por diferentes workshops, cada um dedicado a cada uma áreas do CTM, e por uma competição enquadrada nos temas desses workshops. Para flexibilizar a participação na competição, ficou ainda decidido que esta seria constituída por quatro sub-desafios independentes, diretamente relacionados com a temática de cada workshop. Decidimos ainda que este evento estaria aberto a estudantes de todos os anos curriculares e que deveria acontecer o mais cedo possível no segundo semestre, de forma a evitar períodos com sobrecarga de trabalho para os estudantes.
Apesar de cada elemento da comissão ter ficado responsável pela organização do workshop da área que representava, trabalhámos de forma próxima e sincronizámos periodicamente em reuniões presenciais. Em equipa, definimos os horários das atividades do evento, critérios de seriação dos participantes, regulamentos, os prémios a atribuir aos vencedores dos sub-desafios, formulários de inscrição, e os detalhes da logística associada a um evento deste tipo, incluindo reservas de salas, coffee-breaks, e a garantia de que os participantes e os responsáveis de cada workshop teriam todas as condições necessárias à sua disposição. Paralelamente, estivemos em articulação constante com o Serviço de Comunicação (SCOM) do INESC TEC, por forma a definirmos os suportes de divulgação e promoção do evento, incluindo o website público, mensagens de divulgação, roll-ups, cartazes e redes sociais. Para o sucesso destas tarefas, a experiência, competência e disponibilidade do SCOM foi essencial.
Como cada um de nós pertence a áreas diferentes do CTM, as nossas atividades de investigação não são feitas em colaboração direta. Assim, esta experiência foi também uma oportunidade para conhecermos mais de perto o trabalho desenvolvido por cada um, enquadrado na respetiva área do CTM. Sem dúvida que a multidisciplinariedade da comissão organizadora foi essencial para o sucesso do Open Day CTM 2019.
3 – Terminamos este questionário, pedindo que comentem a nomeação, feita pela Coordenação do CTM:
“A Coordenação do CTM propõe para 'Fora de Série' a comissão organizadora do Open Day CTM 2019, composta pelos colaboradores André Coelho, José Pinto, Pedro Ferreira, Vasco Correia e presidida pela Profª. Inês Carvalho. Esta edição foi orientada aos estudantes, convidando-os a participar em vários workshops nos temas de atuação do CTM, incluindo redes de comunicações sem fios, eletrónica, e processamento de informação e multimédia. No último dia, os estudantes tiverem a oportunidade de participar numa série de desafios, acrescentando a experiência prática aos conhecimentos adquiridos nos workshops. A excelência da organização contribuiu para reforçar a imagem positiva do INESC TEC junto dos estudantes, motivando-os para futuras colaborações.”
É um privilégio receber uma distinção como esta. Agradecemos à coordenação do CTM por ter acreditado que seríamos capazes de estar à altura do desafio. A experiência não poderia ter sido mais enriquecedora e ficará para a vida. Enquanto equipa, soubemos tirar o melhor de cada um para alcançarmos aquilo a que nos propusemos, tendo havido sempre um grande comprometimento e sentido de entreajuda.
Em termos de balanço, podemos dizer que foram atingidos os objetivos definidos para o Open Day CTM 2019. Em números gerais, contámos com a participação de cerca de 60 estudantes, sendo que 55 deles participaram pela primeira vez num evento do INESC TEC. A adesão às atividades foi aceitável, sobretudo se tivermos em conta que o semestre letivo estava já numa fase que poderia coincidir com avaliações e entregas de trabalhos académicos pelos estudantes.
As opiniões dos participantes, expressas através de inquéritos anónimos, não poderiam ser mais animadoras, elogiando a pertinência dos conteúdos abordados, a dedicação e a capacidade de transmissão de conhecimento por parte dos responsáveis de cada workshop, além da boa organização do evento em geral. Muitos dos participantes manifestaram ainda vontade de que o evento se tivesse prolongado por mais tempo, de modo a que tivessem oportunidade de aprender mais conteúdos.
Finalmente gostaríamos de deixar algumas palavras de agradecimento a todos que contribuíram para o sucesso do Open Day CTM 2019. Em primeiro lugar à coordenação do CTM, e em especial ao Prof. Jaime Cardoso, à Renata Rodrigues, e ao Serviço de Comunicação do INESC TEC, na pessoa da Sandra Pinto. Queremos também agradecer às Faculdades e Politécnicos que são parceiros privilegiados do INESC TEC e em particular à FEUP por ter disponibilizado uma das salas e ter autorizado a utilização do relvado para um dos sub-desafios. Terminamos com um agradecimento especial dirigido às pessoas que formaram as equipas responsáveis pela condução dos workshops, nomeadamente: André Oliveira, Baltasar Aroso, Eduardo Almeida, Eduardo Castro, Luís Vilaça, Francisco Gonçalves, Hélder Fontes, João Pinto, Matthew Davies, Paulo Silva, Ricardo Araújo e Vítor Lamela.