Offside
Lado B

N A B S. A Mama. A Wife. A Student.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SIRMAF, pela voz de João Sobral.

Fora de Série

"É um privilégio receber uma distinção como esta." André, José, Pedro, Vasco e Inês (CTM)

Pensar Sério

"A gamificação surge como um meio para aumentar o envolvimento dos alunos e inspirá-los a continuar a aprender", Ricardo Queirós (CRACS)

Galeria do Insólito

Eis que a nossa excelência se propaga e não é que já há por exemplo um INESC TEC Vinhais e nós nem sabíamos!?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de março entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC mostra Ciência e Tecnologia aos mais jovens

O INESC TEC volta este ano a mostrar o seu trabalho ao público mais jovem, com a participação em três eventos especialmente direcionados para estudantes – a final do campeonato mundial em programação informática, a Semana Profissão: Engenheiro e a Mostra da Universidade do Porto.

Final dos mundiais de competição em programação informática

A cidade do Porto acolheu a 43ª final mundial de 2019 do International Collegiate Programming Contest (ICPC), que aconteceu de 31 de março a 5 de abril, na Alfândega do Porto. A organização do evento esteve a cargo da Universidade do Porto (U.Porto) e contou com a colaboração do INESC TEC.

O concurso internacional reuniu mais de 1.500 estudantes universitários de informática, que competiram pelo título de campeão mundial de programação. Estes participantes resultaram do apuramento de mais de 400 eliminatórias realizadas em todo mundo, que contaram com a participação no total de 50 mil estudantes de informática provenientes de mais de 3 mil universidades de 111 países.

Alfândega Alfândega

Créditos fotos: UPorto

O espaço de exposição do INESC TEC neste evento contou com demonstrações de tecnologias do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), designadamente o projeto WeSENSS, que consiste numa tecnologia que permite um acompanhamento individual, através de uma interface web, da condição dos indivíduos tanto ao nível fisiológico como do meio envolvente, numa solução que está a ser aplicada no acompanhamento de bombeiros; e o projeto NEUROQ, um dispositivo 'wearable' que avalia a "rigidez do pulso" em doentes de Parkinson, reduzindo e auxiliando o tempo de decisão dos neurocirurgiões durante intervenções de estimulação cerebral profunda. Além das tecnologias do C-BER, houve ainda espaço para dar a conhecer vídeos de projetos como o Augmented Video 360 (do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica - CSIG), uma ferramenta de edição e visualização de vídeos 360º com anotações dinâmicas para melhorar narrativas; e o BlueCom+, com testes desenvolvidos no Rio Douro, num trabalho que possibilita o acesso à internet a mais de 100 km da costa (do Centro de Telecomunicações e Multimédia - CTM).

Semana Profissão: Engenheiro

Organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Semana Profissão: Engenheiro 2019 (SPE 2019) destina-se a estudantes dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre as saídas profissionais da área de Engenharia. À semelhança de anos anteriores, o INESC TEC integrou o evento que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de abril. 

Além dos cursos de Engenharia disponíveis na FEUP, o programa da iniciativa também incluiu algumas atividades transversais, que procuram responder aos desafios que se colocam no dia a dia de um engenheiro, com os temas: “Salvo o Planeta”, “Desenho o Novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as Empresas Mais Competitivas” e “Construo um Mundo Novo”.

SPE 2019 SPE 2019

No percurso intitulado “Crio a Sociedade do Futuro”, o INESC TEC organizou três sessões distintas: “Como ensinar os computadores a ouvir música” (da responsabilidade do CTM), “Eficiência energética e veículos elétricos” (promovida pelo CPES – Centro de Sistemas de Energia) e “Beer Game – Gestão de Cadeias de Abastecimento” (organizada pelo CEGI – Centro de Engenharia e Gestão Industrial). Estas atividades acolheram um total de 92 participantes.

SPE 2019 SPE 2019

“Como ensinar os computadores a ouvir música” abordou a capacidade dos computadores de “ouvir” e “entender” eficazmente o conteúdo das músicas, através de técnicas de processamento de sinais de áudio e aprendizagem automática. Na exposição sobre "Eficiência energética e veículos elétricos", a gestão eficiente da energia foi o tema principal, mostrando como é possível minimizar impacto no ambiente e custos. Finalmente, o “Beer Game” foi um jogo didático que pretendeu simular uma cadeia de abastecimento em que os jogadores se distribuíam e tomavam decisões de pedidos e entregas.

Mostra U.Porto

A Mostra da Universidade do Porto é uma iniciativa anual que tem como objetivo informar os jovens sobre as escolhas de que dispõem para prosseguirem os seus estudos nas 14 faculdades da U.Porto. Além das faculdades, estão ainda representados os centros de investigação integrados na U.Porto, onde se inclui o INESC TEC. A 17ª edição da Mostra decorreu entre os dias 4 e 7 abril, no Largo Amor de Perdição, no Porto.

Mostra UP 2019 Mostra UP 2019

No espaço do INESC TEC estiveram em exposição três demonstradores. Um do projeto Conta-me Histórias, da responsabilidade do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), uma interface experimentável para fazer pesquisas no passado temporalmente organizadas, na qual o utilizador pode pesquisar livremente sobre qualquer tema. Outro demonstrador era do projeto BEACONING, desenvolvido pelo CSIG, que mostrava um jogo pervasivo a transmitir conteúdo educacional e não apenas entretenimento. E finalmente um demonstrador de transferência de energia sem fios, desenvolvido pelo CTM, em que o objetivo era acender uma lâmpada incandescente ou a LEDs através do módulo de transferência de potência sem fios.

Mostra UP 2019 Mostra UP 2019

Além dos demonstradores, os participantes da Mostra tiveram ainda oportunidade de visualizar vídeos de alguns projetos desenvolvidos pelo INESC TEC, nomeadamente do projeto YAKE (também do LIAAD), que consiste num novo método de extração de palavras relevantes, e do projeto HYRAX (do Centro de Sistemas de Computação Avançada – CRACS), que sugere uma nova forma de armazenamento na nuvem composta exclusivamente por um conjunto de dispositivos móveis sem fios.

Mostra UP 2019

A Mostra da UP contou com a presença de mais de 20 mil visitantes, promovendo visitas organizadas de mais de 100 escolas de vários pontos do País, nomeadamente Porto, Paredes de Coura, Valongo, Chaves, Guimarães, Ponte da Barca, Melgaço, Penafiel, Santo Tirso, entre outros.