INESC TEC apresenta soluções na área da Floresta 4.0
O INESC TEC participou na 6ª edição da AgroIN, um encontro para o setor dos agronegócios, organizado pela IFE Portugal e pela revista Vida Rural, que decorreu na Universidade Nova de Lisboa no dia 10 de abril. Para esta edição de 2019, a organização promoveu apresentações nas áreas de Inovação, Gestão, Eficiência, Sustentabilidade, Energia e Tecnologia.
Na parte do programa dedicada ao tema da Floresta 4.0: Floresta de Precisão Inteligente, Jorge Leite da Cunha, colaborador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, mostrou de que forma é que a digitalização pode trazer vantagens competitivas para a gestão e produção florestal, com a apresentação intitulada “O futuro passa por aqui”. Este momento serviu para dar a conhecer alguns exemplos de como a inovação tecnológica na área da floresta está a ter impacto na definição do novo paradigma de gestão florestal, prevenção de incêndios e tratamento de biomassa, com especial destaques para os projetos Biotecfor - Bionegócios e tecnologia para a valorização eficiente dos recursos florestais endógenos no Norte de Portugal e Galiza, GOTECFOR - Tecnologia para a mobilização e aproveitamento de Biomassa Florestal na agroindústria, e Easyflow - Operações logísticas e colaborativas para maior sustentabilidade das cadeias de abastecimento florestais.
O congresso AgroIN tem como objetivo reunir os principais líderes e atores do setor para discutir ideias e estratégias, desafios e oportunidades, planeamento, implementação e controlo. Os temas deste ano passaram ainda por novas tendências agroalimentares, exemplos de eficiência e sustentabilidade, inovação na alimentação animal e fertilizantes, economia circular e novos mercados.
O evento contou com cerca de 250 participantes e destinou-se a empresários agrícolas e agroindustriais, gestores de explorações agrícolas e de unidades agroindustriais, organizações de produtores e investidores.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.
Créditos foto: IFE - AGROIN