INESC TEC participa no lançamento da segunda fase do Indústria 4.0
No âmbito da iniciativa Indústria 4.0, promovida pelo Ministério da Economia português, o INESC TEC esteve presente no lançamento da segunda fase do Programa, que aconteceu no dia 9 de abril, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.
Tendo como parceiros oficiais o IAPMEI e a COTEC Portugal, este evento contou com a presença de António Costa, Primeiro-Ministro, Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, e João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia, que marcaram presença na sessão de divulgação das novas medidas do Programa Indústria 4.0.
O dia decorreu com um conjunto de sessões paralelas sobre temas chave relacionados com a temática da digitalização da economia portuguesa, tais como “CiberSegurança”, “Financiamento”, “Inteligência Artificial”, “E-commerce”, “Smartfactories” e “Work 4.0”. Na sessão paralela dedicada ao tema da Inteligência Artificial, um dos oradores foi Alípio Jorge, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC e professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Paralelamente, teve lugar uma mostra tecnológica nacional, intitulada “Feira da Indústria do Futuro”, que permitiu a cerca de 15 empresas e instituições portuguesas apresentar uma série de soluções tecnológicas no âmbito da Indústria 4.0. O INESC TEC esteve presente num espaço conjunto com a empresa TALUS, no qual demonstrou um protótipo desenvolvido para o transporte e reorientação de caixas, combinando tecnologias de natureza distinta para o efeito. Trata-se de um conjunto de tapetes de rolos desenvolvidos externamente, que acoplam a uma mesa central (demonstração de um AIV - Autonomous Intelligent Vehicle) afeta ao deslocamento de caixas, num sistema que pretende suprimir uma lacuna presente na indústria, que consiste na incapacidade de reorientar objetos apenas com um tapete. A solução atualmente em vigor compreende um conjunto de tapetes acoplados verticalmente em diferentes camadas, em que cada um está vinculado a uma direção de entrada/saída, não possibilitando a liberdade de movimento desta tecnologia.
O programa Indústria 4.0 trata-se de uma iniciativa integrada na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, com o objetivo de criar condições favoráveis ao desenvolvimento de indústria e serviços nacionais no novo paradigma da Economia Digital. Nesta segunda fase em particular pretende-se estimular o crescimento económico e social através de uma transformação digital massificada do tecido empresarial.
O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FCUP.