Offside
Lado B

N A B S. A Mama. A Wife. A Student.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da SIRMAF, pela voz de João Sobral.

Fora de Série

"É um privilégio receber uma distinção como esta." André, José, Pedro, Vasco e Inês (CTM)

Pensar Sério

"A gamificação surge como um meio para aumentar o envolvimento dos alunos e inspirá-los a continuar a aprender", Ricardo Queirós (CRACS)

Galeria do Insólito

Eis que a nossa excelência se propaga e não é que já há por exemplo um INESC TEC Vinhais e nós nem sabíamos!?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de março entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Investigador INESC TEC vence Prémio Fundação Eng. António de Almeida

Abílio Pereira Pacheco, investigador do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, venceu o Prémio Fundação Eng. António de Almeida para a melhor tese de Doutoramento em Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão Industrial, concluída no ano civil de 2017 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Na área de Sistemas de Engenharia e Políticas Públicas, com o objetivo de introduzir flexibilidade, em contexto de incerteza, no design dos sistemas de gestão dos incêndios florestais, a dissertação de doutoramento intitulada “Flexible design of forest fire management systems” foi galardoada na “Conferment Ceremony” no passado dia 14 de março na FEUP.

Além de identificar as ineficiências no sistema de combate (como acontece no caso de falsos alarmes, nos reacendimentos e nos grandes incêndios), a dissertação propõe modelos para a gestão integrada da prevenção com o combate e define recomendações sobre políticas públicas neste sector.

“Para reduzir a vulnerabilidade dos ecossistemas e das sociedades através de uma governança do risco melhorada e proactiva, é necessária a compreensão das relações entre os sistemas físicos, ecológicos e culturais que influenciam a severidade dos incêndios florestais. Já que não conseguimos controlar a meteorologia, uma das opções restantes é reduzir o impacto humano”, salienta o investigador do CITE, que também é professor auxiliar convidado da FEUP.

Além deste prémio, a tese do investigador do INESC TEC já tinha obtido a distinção "Cum Laude" no final de 2018.

A Fundação Eng. António de Almeida foi estabelecida em 1969 para promover e apoiar ações de caráter educativo, cultural e benemérito, premiando todos os anos as melhores dissertações de doutoramento apresentadas em diferentes Programas Doutorais. Este ano, a dissertação premiada com o valor de 1500 euros estava inserida no Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial.

 

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.