INESC Porto promove interactividade em escolas de Portugal e Espanha
Iniciada a comercialização do Software UNI_NET Classroom
Numa parceria inédita, o INESC Porto e a Nautilus associaram-se para desenvolver uma ferramenta inovadora que promete revolucionar a gestão da sala de aula, oferecendo vantagens aos professores que promovem a sua eficiência e a interactividade nas escolas. As funcionalidades do UNI_NET Classroom permitem facilitar as tarefas de planeamento, a preparação e gestão da actividade do professor e tornar as aulas mais colaborativas, potenciando o sucesso escolar dos alunos. Em fase de instalação nas escolas portuguesas, este software expande-se agora a Espanha, estando também disponível em idiomas como o catalão.
Uma ferramenta intuitiva
Assumindo-se como um instrumento de utilização fácil e intuitiva, o UNI_NET Classroom apresenta funcionalidades inovadoras que permitem ao professor executar um conjunto de acções que facilitam a gestão do ensino na sala de aula. Fazer demonstrações interactivas, auxiliar remotamente a execução de uma actividade ou comunicar com um ou mais alunos através do envio de mensagens são agora acções simples que estão à distância de apenas alguns cliques.
Contando com o know-how da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto ao nível do desenvolvimento do software, associado à experiência comercial da Nautilus em novas tecnologias para a educação, o produto UNI_NET Classroom já demonstrou a sua viabilidade ao ser instalado em escolas de norte a sul de Portugal.
Facilitar a gestão do trabalho do professor
Ao promover o trabalho em rede entre professores e alunos, a UNI_NET Classroom diferencia-se da restante oferta disponível no mercado pela elevada integração da informação do professor com a realização das actividades curriculares. Efectivamente, o professor pode agora criar um repositório vivo de informação que o apoiará na gestão da sala de aula e em outras actividades paralelas, como por exemplo, no planeamento das aulas ou na monitorização e registo da evolução dos alunos ao longo do ano escolar.
Esta ferramenta permite ainda ao professor trabalhar em modo preparatório ou diferido, o que significa que a informação pode ser trabalhada previamente pelo professor e utilizada nas aulas, ou então registada durante uma sessão de aula e utilizada posteriormente num contexto de trabalho que não necessariamente o da sala de aula.
O pioneirismo da aplicação
De acordo com Rui Barros, responsável por este projecto no INESC Porto, o pioneirismo do UNI_NET Classroom prende-se exactamente com a aplicação, ou seja, com “a capacidade de o professor poder transportar de um modo «desmaterializado» a sua pasta”. Esta vantagem facilitará o trabalho do professor quanto ao planeamento de aulas ou à monitorização registada da evolução dos alunos ao longo do ano escolar.
A autonomia e a portabilidade da informação são, desta forma, uma inovação, considerando que toda a informação pode agora ser utilizada pelo professor num qualquer computador onde a aplicação esteja instalada, com recurso a uma pen-drive ou outro dispositivo físico similar.
A promoção da interactividade
O facto de este software permitir registar, guardar e actualizar, em fichas pré-definidas, dados concretos referentes ao contexto de trabalho do professor (como por exemplo a caracterização da escola na qual exerce actividade docente, as disciplinas que lecciona, as turmas, os alunos que compõem essas turmas e as sessões de aulas que realiza, entre outros) e toda essa informação estar sempre disponível, deixa mais tempo ao professor para planear e realizar as actividades com os alunos.
Ao mesmo tempo, os professores que têm utilizado esta ferramenta consideram que a integração das novas tecnologias em rede, tais como os quadros interactivos e outros equipamentos audiovisuais, captam mais eficazmente a atenção e o interesse dos alunos, contribuindo assim para o seu sucesso escolar.
Uma equipa multidisciplinar
Com uma longa experiência na área de Sistemas de Informação e Computação Gráfica, a USIG agarrou este desafio com os investigadores Rui Barros (responsável), Paulo Melo, Hernâni Fernandes e Lília Araújo, contando ainda com o apoio de Jorge Pereira da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e da expertise da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) na vertente de I&DI.
Por seu lado, com 15 anos de experiência a fornecer equipamento escolar e vários prémios no curriculum, a Nautilus constituiu-se como o parceiro ideal para que este projecto tivesse ganho viabilidade e continue com grandes perspectivas de sucesso.
O futuro começa hoje
Depois das experiências bem-sucedidas de projectos-piloto em escolas do 1º ciclo, como a escola EB1/J1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede Infesta, os promotores deste software planeiam agora generalizar a sua instalação em escolas públicas e privadas dos 2º e 3º ciclos e em centros de formação. Neste momento a equipa prepara já novas funcionalidades a disponibilizar brevemente no UNI_NET Classroom.
Mas não é tudo, pois a internacionalização aparece também no horizonte. Esta ferramenta já está disponível em português, inglês, castelhano e, em breve, em catalão, considerando-se a expansão prevista para Espanha.
O BIP agradece à Nautilus pela cedência da maioria das imagens utilizadas neste Destaque.