Rede de Residências leva artista ao INESC Porto
Na qualidade de entidade de acolhimento de artistas do Programa Rede de Residências: Experimentação, Arte e Ciência promovido pela Direcção Geral das Artes e pela Ciência Viva, o INESC Porto recebe, desde Janeiro, o artista Tiago Dionísio.
O projecto do artista, denominado In.Place|O Corpo Imaginário, será desenvolvido no INESC Porto durante sete meses. Com este projecto, Tiago Dionísio propõe-se criar uma instalação audiovisual performativa e interactiva, onde cada indivíduo será convidado a participar numa viagem ao universo interior do autor, ao corpo imaginário, onde o artista não será apenas um narrador/intérprete, e o público não será um mero espectador.
Tiago Dionísio é um artista visual licenciado em Som e Imagem, com especialização em Artes Digitais, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Entre 2003 e 2005, trabalhou como bolseiro no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Posteriormente, iniciou Mestrado em Computação Gráfica e Realidade Virtual da Universidade do Minho, onde propôs a sua Tese com o tema “Reconstrução 3D do Corpo em Ambientes Virtuais Colaborativos Aplicados nas Artes de Expressão Corporal”.
O Programa Rede de Residências tem como objectivo criar uma plataforma comum de trabalho e investigação entre artistas e cientistas, fomentando o intercâmbio, a reflexão e a produção de conhecimento entre a arte e a ciência e tecnologia. Procura ainda promover uma dinâmica entre instituições dedicadas à investigação científica, instituições culturais e investidores privados.