Projecto Observatório Oceanográfico RAIA disponibiliza primeiros resultados
Foi recentemente publicada a página oficial do projecto RAIA, que conta com a participação da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto, onde se disponibilizam alguns exemplos funcionais - já com dados reais - para a publicação e partilha de dados e modelos, como por exemplo as observações mais recentes obtidas na Plataforma de Cortegada, do Pilar de Rande e da Boia de Cíes, bem como uma lista actualizada dos restantes serviços disponíveis.
A finalidade deste projecto é o desenvolvimento de um Observatório Oceanográfico para a margem ibérica. O Observatório fará uso de uma extensa rede de monitorização e recolha de dados meteorológicos, oceanográficos e biológicos, permitindo reforçar o conhecimento em tempo real do estado do mar na margem ibérica. Esta potencialidade permite melhorar a capacidade preditiva dos modelos oceanográficos e transformará o Observatório num nó operacional para a partilha de dados de observações e de modelos às instituições interessadas.
O projecto tem como objectivo reestruturar a oceanografia da Margem Ibérica Atlântica, tendo em conta a importância económica das actividades desenvolvidas nestas zonas (transportes marítimos, lazer, pescas, acidentes marítimos, entre outros), que irão beneficiar e ser fortalecidas através da informação, serviços e produtos providenciados pelo observatório.
A USIG iniciou em Janeiro de 2009 a sua participação no projecto Observatório Oceanográfico RAIA, no contexto da Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007 – 2013.
Para além do INESC Porto, o projecto conta com a participação de várias entidades espanholas e portuguesas, nomeadamente o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Instituto Hidrográfico (IH), Universidade de Aveiro (UA), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).
A equipa da USIG envolvida neste projecto é constituída por Artur Rocha, Marco Amaro Oliveira, Mário Ricardo Henriques e José Lino Oliveira.