Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - FiberSensing, pela voz de Sérgio Aniceto.

Fora de Série

"Aqui exige-se dedicação, esforço e trabalho, mas retribui-se, nem que seja informalmente, com elogios ou palavras de incentivo." Joana Ferreira

A Vós a Razão

"O programa de estágio científico organizado pelo INESC Porto veio assim fomentar o intercâmbio cultural e a interacção entre os jovens estudantes, tomando a ciência e a tecnologia como bases de aproximação e de diálogo", Raquel Pestana

Asneira Livre

"Aproveito a oportunidade para saudar todos os que contribuíram para o meu envolvimento e crescimento enquanto por aí andei. Obrigada por me terem presenteado com a arte de motivar", Paula Gomes

Galeria do Insólito

Alguns colegas deram já de caras com um cenário absolutamente exótico: ao entrar na casa de banho, o chão encharcado… “Inundação? Será que rebentou um cano?” terão, certamente, questionado… Mas não.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projectos e actividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

 SÉRGIO ANICETO, CEO DA FIBERSENSING

  • "A FiberSensing veio consolidar a tradição com 25 anos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) em termos de I&D associado à área da Optoelectrónica e das redes de Bragg em Fibra Óptica (FBG) e, por outro lado, satisfazer uma necessidade emergente na área de sistemas avançados de monitorização baseados em sensores de Bragg em fibra óptica (FBG)."
  • "A FiberSensing surge como uma empresa com uma forte base tecnológica que visa capitalizar todo o esforço de investigação e desenvolvimento em torno da área dos sensores de fibra óptica e, em particular, dos sensores de Bragg, efectuado de forma sustentada no INESC Porto ao longo de mais de uma década."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

"A fundação da FiberSensing ocorreu em Abril de 2004, como spin-off tecnológico do INESC Porto, e foi impulsionada por quatro investigadores do INESC Porto: Luís Ferreira, Francisco Araújo, Alberto Maia e José Luís Santos. A FiberSensing veio consolidar a tradição com 25 anos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) em termos de I&D associado à área da Optoelectrónica e das redes de Bragg em Fibra Óptica (FBG) e, por outro lado, satisfazer uma necessidade emergente na área de sistemas avançados de monitorização baseados em sensores de Bragg em fibra óptica (FBG).

A FiberSensing surge, assim, como uma empresa com uma forte base tecnológica que visa capitalizar todo o esforço de investigação e desenvolvimento em torno da área dos sensores de fibra óptica e, em particular, dos sensores de Bragg, efectuado de forma sustentada no INESC Porto ao longo de mais de uma década."

Áreas de Negócio

Tecnologia de sensores de Bragg em fibra óptica.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Abril 2004.

Título do projecto

Wavetune - Optoelectronic module for the implementation of monitoring systems based on fiber optic sensors

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

UOSE – Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos

Responsável pelo projecto (INESC Porto)

Ireneu Dias

Testemunho relativo ao Projecto

"Nos últimos anos, a FiberSensing tem mantido o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no que concerne à implementação de soluções avançadas de monitorização baseadas em sensores em fibra óptica. O projecto actual “Optoelectronic module for the implementation of monitoring systems based on fiber optic sensors”, veio consolidar ainda mais este empenho e direccionar a estratégia de I&D da empresa nesse sentido.

O trabalho de investigação proposto envolve o desenvolvimento e produção de um filtro micro-óptico que possibilita a implementação de um módulo de laser em fibra sintonizável, o qual, juntamente com um novo módulo de referência espectral, permitirá a implementação de uma plataforma optoelectrónica integrada.

Esta plataforma inovadora impulsionará o desenvolvimento de uma nova geração de unidades de medição para os sistemas de monitorização baseados em sensores em fibra óptica, a custo competitivo, possibilitando, assim, o alargamento do leque de aplicações da tecnologia de redes de Bragg em fibra óptica.

O projecto Wavetune ajudará a FiberSensing a fortalecer as suas competências tecnológicas e a consolidar a sua posição no mercado."