Galeria do Insólito
A FÉ e a ESFREGONA
Alguns colegas deram já de caras com um cenário absolutamente exótico: ao entrar na casa de banho, o chão encharcado… “Inundação? Será que rebentou um cano?” terão, certamente, questionado… Mas não. Apenas e só o resultado de sermos uma instituição de excelência com uma grande heterogeneidade na origem das suas pessoas.
O INESC Porto é uma instituição multicultural: todos sabemos. O que muitos não consciencializam é que, em consequência, aumenta a diversidade das novidades que temos que assimilar. E não é por os colaboradores estrangeiros serem excelentes investigadores, que são: é mais porque têm outros costumes e requisitos aos quais poderemos ter de responder inesperadamente.
Este é, na verdade, um assunto muito sério. Depois de compreendermos que alguns colegas estrangeiros cumprem à risca os seus rituais religiosos (alguns foram até discretamente apercebidos em cuecas na cave para rezar, discretamente, sublinhamos), ficámos a saber que, seguindo os preceitos do islamismo, os crentes têm de estar fisicamente limpos aquando da oração. Fomos informados, pois, que alguns colaboradores talvez tenham sentido uma pulsão de usar o lavatório para a ablução dedicada aos pés e o resultado é uma lavagem geral do local.
Talvez seja altura de os nossos investigadores pensarem em criar uma tecnologia feet washer a instalar no INESC Porto, para uso à discrição dos que desejam sentir-se mais "em casa". A par desta inovação, cremos estar informados que as aulas de yoga no auditório do INESC Porto já tinham em mente uma adaptação aos crentes e visitantes que se originarão do subcontinente indiano.
É assim, ser-se universal. Como disse Fernando Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se. O que importa é encontrar as boas soluções de convivência enquanto nos habituamos: trocam-se uns risos, contam-se umas piadas, depois há mais atenção aos fenómenos e constrói-se o necessário respeito, não há aqui discriminação mas apenas consciência da necessária habituação. Afinal, damo-nos todos bem, o ambiente no INESC Porto é excelente.
Entretanto, alguém viu a esfregona?