INESC Porto recebe delegação da Universidade de Macau
O INESC Porto recebeu, no dia 23 de Junho, a visita de dois Professores da Universidade de Macau (UM), Lam Chi Chiu e o ex-Reitor Iu Vai Pan. O objectivo desta visita foi tentar aprofundar o conhecimento sobre o INESC Porto e estudar possíveis parcerias para o futuro.
Conduzidos por Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, Lam Chi Chiu e Iu Vai Pan tiveram oportunidade visitar a Unidades do INESC Porto e de conhecer de perto a realidade científica cultivada na instituição.
Questionados sobre as diferenças para eles visíveis entre Portugal e Macau, os professores responderam peremptoriamente que “não são muitas”. De facto, “tanto em Macau como em Portugal, existe uma tendência para olhar apenas para os países maiores, mais avançados”, afirma Iu Vai Pan. Concordando com Vladimiro Miranda, acredita que as semelhanças entre Macau e Portugal surgem do facto de serem ambos países/regiões pequenos, o que faz com que seja necessário “lutar pelo sucesso”, seguindo uma “estratégia que nos permita ser intervenientes fulcrais nos diversos sectores”.
O que Iu Vai Pan mais admira em Portugal é a sua modernidade e o facto de, “apesar de pequeno, ser construído por portugueses”, ou seja, “é um país que funciona na sua plenitude. E isso deve-se às pessoas”, revela.
Dada a dificuldade que Macau tem na criação de massa crítica, Lam Chi Chiu e Iu Vai Pan vêem no INESC Porto um aliado importante e um parceiro estratégico para colmatar essa falha, não só pelas suas competências, mas também pela sua relação umbilical com a Universidade do Porto, o que permite não só atrair investigadores de qualidade, mas também “exportar” o seu know-how. A dificuldade maior no relacionamento Macau-Portugal é, na opinião dos visitantes, o enorme desconhecimento mútuo. A organização conjunta de workshops é vista como uma sugestão para o início de uma possível relação de cooperação.