UESP inicia projecto ShoeID
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) iniciou recentemente o projecto ShoeID, que tem por objectivo a concepção, desenvolvimento e validação de um conceito inovador de gestão de toda a cadeia de valor do calçado, desde o fabrico de calçado até à loja. Este conceito inclui a definição de novos processos, sistemas de informação e logística que tiram partido da integração de tecnologias RFID no produto.
O projecto ShoeID irá efectuar investigação e desenvolvimento em diversas áreas, tais como, a incorporação da tecnologia RFID na fase inicial do ciclo de produção do calçado de forma a facilitar o acompanhamento de toda a cadeia de valor desde as primeiras operações de fabrico do calçado até ao consumidor final, a eliminação da elevada carga documental em papel, a optimização de rotas de distribuição e, ao nível das Lojas e Stands, introduzir soluções inovadoras ao nível da interactividade produtor-consumidor.
Será também objecto do ShoeID a concepção de uma nova plataforma de previsão da procura para o sector Moda Calçado. Inclui o desenvolvimento de uma estrutura de recolha de dados qualitativos, que serão alvo de tratamento estatístico, e uma solução de previsão inovadora que se adeqúe às características e especificidades da previsão da procura para o sector Moda Calçado. Assim será possível aumentar a eficácia e o grau de automatização no processo de decisão e criar uma nova metodologia de monitorização dos factores críticos de venda. A informação resultante deste sistema será fulcral para qualquer rede de distribuição, uma vez que servirá de base para o desenvolvimento do produto, negociação com os fabricantes, planeamento do negócio e para a rede de distribuição das lojas.
O INESC Porto participará nas actividades relacionadas com a integração do RFID em toda a cadeia de valor, optimização de rotas de distribuição e modelos de previsão de vendas.
O projecto será realizado por um consórcio entre a empresa CREATIVE SYSTEMS, promotor do ShoeID, o INESC Porto, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e a KYAIA, empresa piloto do projecto que irá integrar e validar os resultados do mesmo na estrutura produtiva. O ShoeID conta ainda com a participação da empresa WOW, na área das soluções interactivas para as lojas de calçado.
Por parte do INESC Porto, colaboram Rui Diogo da UESP (responsável da equipa), Bernardo Almada Lobo (UGEI - Unidade de Gestão e Engenharia Industrial), Patrícia Ramos (ROBIS – Grupos de Robótica e Sistemas Inteligentes), Pedro Ribeiro e Pedro Souto (ambos da UESP).