Microsoft cria Laboratório de Investigação para Redes de Nova Geração
A Microsoft Portugal anunciou recentemente a criação do LUL - Living Usability Lab for Next Generation Networks, ou Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração. Trata-se de um projecto de I&D colaborativo co-financiado pelo programa QREN (Quadro de Referência Estratégico Regional), liderado pela Microsoft e desenvolvido por um consórcio que integra o INESC Porto, através da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM).
Este novo projecto pretende criar um laboratório distribuído, integrando utilizadores reais, que permita o desenvolvimento de novos serviços de carácter universal, utilizando interfaces inteligentes com o utilizador. O novo laboratório tem como objectivo a construção de laboratórios vivos, nos quais se simulam ambientes e cenários de utilização de tecnologias e serviços em ambiente real, que poderão ser experimentados pelos utilizadores finais.
A participação do INESC Porto no projecto QREN LUL concentra-se essencialmente no desenvolvimento de algoritmos de seguimento de pessoas para ambientes de uma só câmara ou multi-câmara que operem em tempo real.
O consórcio conta ainda com as empresas Plux e Micro-IO e com três universidades e institutos portugueses, além do INESC Porto: Universidade de Aveiro (UA), IEETA, e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).