Especial LIAAD
O BIP associa-se às comemorações dos 25 Anos do INESC no Porto. Como tal, a rubrica “Especial” tem vindo a visitar, ao longo dos últimos meses, cada unidade de I&D e grupo que integra o instituto. Mais do que um “regresso ao passado”, pretende dar-se a conhecer o momento actual do INESC Porto LA no ano em que se celebram os 25 anos do INESC no Porto, bem como as grandes metas e desafios que se colocam para o próximo quarto de século da instituição.
O primeiro passo: a criação de sinergias
Em Novembro fechamos a linha da rubrica “Especial” com o Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD). Este Grupo do INESC Porto – Laboratório Associado nasceu em Maio 2007 como resultado da aprovação de uma proposta para a criação de uma Unidade de I&D a partir doutra (grupo NIAAD do LIACC) submetida à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O Grupo foi inicialmente formado em 1988.
Em 2007 ponderou-se a hipótese de criar um Laboratório Associado de raiz, ou juntar-se a um já existente. De acordo com o responsável Pavel Brazdil, o Grupo desde sempre teve conhecimento do trabalho desenvolvido pelo INESC Porto, quer através das sessões de avaliação de projectos organizadas pela FCT, quer através de sessões organizadas pela Reitoria da U.Porto. Como havia de facto bastantes sinergias entre as duas instituições que podiam ser exploradas, o LIAAD decidiu avançar com a segunda possibilidade.
Estava assim dado o empurrão para potenciar a ligação entre o LIAAD e o INESC Porto LA. Ao fazer parte da instituição, contribui para aumentar o leque de competências do INESC Porto LA e a sua capacidade de acudir a projectos de maior dimensão, cada vez mais exigentes.
Notoriedade chega além fronteiras
O LIAAD centra a sua actividade em sistemas de apoio à decisão, com particular ênfase nas técnicas de data mining, previsão, modelação adaptativa e optimização, com aplicações em marketing, finanças, escalonamento de processos, saúde, extracção de informação de texto, e muitas outras áreas. Actualmente o grupo inclui 55 membros, 23 dos quais são doutorados. Muitos investigadores do LIAAD têm mais de 20 anos de experiência em I&D, o que contribui para potenciar a excelência da investigação científica do Grupo.
A notoriedade do LIAAD chega além fronteiras. O LIAAD tem contacto com cerca de 30 universidades espalhadas pelo mundo, recebe um grande fluxo de visitantes estrangeiros por ano, participa em comissões editoriais de revistas científicas, etc.. A par de tudo isto, Pavel Brazdil pertence ao restrito grupo de ECCAI Fellows (ECCAI - European Coordinating Committee for Artificial Intelligence). Além disso, o trabalho deste investigador, de João Gama e Luís Torgo, juntamente com o trabalho de estudantes de pós-graduação, deu origem à vários prémios atribuídos a artigos e/ou apresentações em congressos, potenciando ainda mais o reconhecimento internacional do Grupo e, consequentemente, do INESC Porto LA.
Projectos em destaque
Dois desenvolvimentos tecnológicos recentes estão a mudar a nossa maneira de estar no mundo. Por um lado, estão aparecer artefactos equipados com capacidades computacionais: objectos providos de sensores deixam de ser estáticos e inanimados para se tornarem adaptativos e reactivos. Por outro lado, existe uma explosão de todo o tipo de redes de comunicação, possibilitando a partilha de informação e auto-organização. Neste contexto, o projecto "Knowledge Discovery from Ubiquitous Data Streams" pretende estudar, desenvolver e analisar modelos e algoritmos de aprendizagem em tempo real, capazes de funcionar nos próprios sensores, e trocar informação relevante para a tomada de decisão com outros sensores.
Por sua vez, o projecto MORWAQ tem como objectivo desenvolver ferramentas que possam ser usadas na manutenção da qualidade da água na rede de distribuição de água da região metropolitana do Porto. Estas ferramentas têm a função de monitorar os diferentes parâmetros da qualidade da água ao longo de vários pontos da rede de distribuição com o propósito de sinalizar valores anormais. Para além disso, são também desenvolvidos modelos de previsão dos valores futuros destes parâmetros ao longo da rede.
O Palco 3.0 é um projecto de Co-Promoção de I&DT, liderado pela empresa Palco Principal Lda., que tem como parceiros o INESC Porto (através das Unidades USIG e UTM e dos grupos LIAAD e CRACS do INESC Porto - Laboratório Associado) e as Faculdades de Engenharia, Ciências e Economia da Universidade do Porto. Este projecto visa a evolução da plataforma base de um portal de conteúdos musicais já existente (http://palcoprincipal.com/) com o objectivo de fomentar e maximizar a automatização e inovação de vários processos, tais como a identificação de conteúdos, classificação automática, pesquisa selectiva, organização, partilha, recomendação e tratamento inteligente de todo o tipo de dados envolvidos (músicas, preferências, textos, fotos, posts, entre outros).
Um futuro promissor
Quando questionado sobre o futuro do LIAAD, Pavel Brazdil salienta que é importante continuar a trabalhar para atingir os objectivos estratégicos, orientando a actividade para a área de apoio à decisão, explorando várias vias, quer de data mining, quer de modelação ou optimização, adoptando a estratégia de partilha de know-how e das soluções elaboradas, com especial ênfase para as aplicações reais.
Para o coordenador é igualmente importante manter a liderança em áreas de investigação onde o Grupo atingiu reconhecimento internacional, continuar os avanços na investigação em todas as áreas e prosseguir com a colaboração em outras áreas de ciência, promovendo assim a investigação interdisciplinar, de forma a potenciar a identificação de novos objectivos e soluções inovadoras. Para Pavel Brazdil, a ligação ao INESC Porto é francamente importante para fomentar a excelência da investigação científica do Grupo.
Choradinho da Memória
Este algoritmo está dar comigo em doido! Nós aqui é mais fios!
Para o ano ninguém nos pára!