Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Kyaia, pela voz de Fortunato Frederico.

Fora de Série

"Agradeço sinceramente este “prémio” (...), mas estendo este “Fora de Série” para a própria Coordenação da Unidade (...) e para todos aqueles que ao longo dos anos comigo participaram nos projectos.", César Toscano

A Vós a Razão

"Não há 'balas mágicas' para internacionalizar empresas, para fazer crescer sectores empresariais de maior intensidade tecnológica, ou para reduzir de forma sustentável um défice orçamental.", João Claro

Asneira Livre

"Here, the focus is on the quality of the analysis, rather than on the institute’s bottom line. (...) I am excited to be part of such an institution, where good work, problem solving, research and innovation are highly valued.", Kristen Schell

Galeria do Insólito

Pois é: descobrimos que na USE temos uma estrela musical. Parece que o José Meirinhos tirou a bigodaça para virar estrela, nem que seja na forma de Fraile Cornudo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UESP desenvolve automatismo para indústria do calçado

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) avançou recentemente com o projecto SIBAP - Sistema Automático de Balanceamento de Linhas de Produção. Orientado para a indústria do calçado, este projecto pretende conceber e desenvolver um sistema de balanceamento automático de Linhas de Produção, com gamas operatórias em grafo vocacionadas para sistemas de produção de mão-de-obra intensiva. Inclui ainda a concepção e o desenvolvimento de automação para sistemas logísticos capazes de colocar em prática os resultados avançados de balanceamento.

Este sistema tem como objectivo permitir um equilíbrio eficaz entre todas as operações que se executam na linha, de forma a eliminar as perdas de produtividade que se verificam com os actuais sistemas. Estas perdas são causadas pelo aumento da diversidade de modelos em curso de fabrico e, consequentemente, pelo volume exponencial de informação a gerir (incluindo gamas operatórias distintas modelo a modelo, lotes de produção muito pequenos, no limite, par a par, tempos de operação muito curtos, prioridades das encomendas, por cores, por loja, por prazo de entrega, etc.). Além disso, devem ainda considerar-se as polivalências dos operadores, disponibilidades de equipamentos e de materiais.

O INESC Porto participará nas actividades relacionadas com o desenvolvimento e implementação dos algoritmos de balanceamento de linhas de produção e com o desenvolvimento do sistema de automação com suporte para gamas operatórias em grafo.

O projecto será realizado por um consórcio entre a empresa Flowmat (promotor) e as entidades do SCT, CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e INESC Porto.

Rui Rebelo será responsável pela equipa do INESC Porto, que contará ainda com José Soeiro Ferreira (orientador científico), Paulo Sá Marques, Marta Fonseca e Nicolau Santos.