Galeria do Insólito
Um frade com atributos muito especiais...
No INESC Porto o que não faltam são talentos escondidos. Ele é fotógrafos, actores, músicos… e agora, pasme-se, estrelas de videoclip.
Pois é: descobrimos que na USE temos uma estrela musical. Parece que o José Meirinhos tirou a bigodaça para virar estrela. Zé é o padre da música da banda Galandum Galundaina.
Atenção, não é um padre qualquer: gaba-se de possuir uns apêndices na testa, mais próprios do Tinhoso do que emblema de santidade - e parece ser bem orgulhoso disso.
No vídeo, que convidamos a ser apreciado para desfrute e deleite, o Zé farta-se de bailar, cumprimenta as pessoas da aldeia que toma por seus fãs, passeia com os seus óculos de sol à Horatio Cane e, quem diria, bebe até a sua pinguinha e não é vinho de missa. Temos um padre rebelde, ou a pensar que assim é modernaço.
O insólito, meus amigos, não é a reivindicação dos ornamentos frontais, nisso muita concorrência houve, há e haverá pela História da humanidade e não dá para registar patente. O delicioso insólito é que música até já recebeu um prémio! Com a música “Fraile Cornudo” atirando o nosso colega no estrelato, a banda Galandum Galundaina e o cineasta Tiago Pereira venceram a primeira edição dos prémios Megafone, os quais distinguem projectos nacionais que estimulam a renovação da música de raiz tradicional. E mais tradicional que Frailes Cornudos, tem? Não.
É caso para perguntar: O que se segue Zé? O que tu não farás pela efémera Fama...